No litoral de Santa Catarina, a Novo Ambiente Urbanismo prepara o lançamento do Rio Parque, bairro planejado de 460 mil m² com parque linear de dois quilômetros, cabeamento subterrâneo e áreas de convivência integradas à natureza. O projeto reflete a tendência global de migração para cidades médias e aposta em urbanismo sustentável como motor de desenvolvimento regional.
Novembro, 2025 – Enquanto o mercado financeiro patina e a renda fixa oferece ganhos limitados, um novo tipo de investimento imobiliário tem chamado a atenção de investidores brasileiros: os bairros planejados horizontais. Estudos recentes apontam que esse modelo, cada vez mais presente em cidades próximas a grandes centros urbanos e turísticos, vem registrando valorização média de até 30% ao ano, desempenho superior ao da Bolsa e de fundos imobiliários.
A tendência, já consolidada em países como EUA e Austrália, ganha força no Brasil impulsionada pelo êxodo urbano e pela busca por qualidade de vida. A saturação das metrópoles, somada ao desejo por contato com a natureza e mais segurança patrimonial, tem feito famílias e investidores migrarem para áreas integradas a rios, parques e espaços de lazer comunitário.
Um exemplo é o pré-lançamento do Rio Parque, bairro planejado de 460 mil metros quadrados, com parque linear de dois quilômetros e infraestrutura subterrânea, que será implantado ainda este ano em Tijucas, no litoral de Santa Catarina. A região concentra quatro das cinco cidades mais valorizadas do país, segundo a FipeZap, e atraiu a atenção de incorporadoras pela combinação de localização estratégica, áreas livres para expansão e alto potencial de retorno.
“O Brasil está começando a viver o que os EUA chamam de master planned communities, bairros estruturados desde a origem, com infraestrutura completa, natureza integrada e grande poder de valorização. A diferença é que aqui estamos no início do ciclo, e por isso os ganhos tendem a ser ainda mais expressivos”, afirma Ricardo Laus, empresário com mais de 20 anos de atuação em urbanismo e fundador da Novo Ambiente, responsável pelo novo projeto.
Para especialistas, a valorização deve se manter acelerada nos próximos anos, acompanhando a escassez de terrenos disponíveis em áreas já saturadas. Além do potencial financeiro, esses empreendimentos respondem a uma demanda crescente das classes média e alta e de investidores por modelos de moradia que unam retorno econômico e qualidade de vida.
Sobre a Novo Ambiente Urbanismo
A Novo Ambiente Urbanismo foi idealizada por Ricardo Laus, profissional com mais de 20 anos de experiência no setor e participação em projetos que somam mais de 4 mil lotes entre lançados e entregues. Ao lado de Jaqueline de Souza Laus, responsável pelas áreas de marketing e relações institucionais, a empresa atua no desenvolvimento de bairros planejados com foco em qualidade de vida, integração com a natureza e alto potencial de valorização. Naturais de Tijucas (SC), os fundadores acompanham de perto a evolução da cidade e têm como missão contribuir para um crescimento urbano sustentável e bem estruturado.




