Primeira etapa da estação vai atender mais de 50 mil pessoas na zona Sul da cidade.
A Estação de Tratamento de Esgoto da Raiz (ETE Raiz) começará a operar ainda neste mês, marcando um avanço histórico no saneamento básico de Manaus. A primeira etapa da unidade vai atender mais de 50 mil moradores dos bairros Raiz, Petrópolis, Cachoeirinha e São Francisco, na Zona Sul da capital. Antes da inauguração, equipes da concessionária Águas de Manaus realizam os últimos ajustes na estrutura.
Na sexta-feira (03), o prefeito de Manaus, David Almeida, acompanhou os preparativos finais da obra. A estação tem capacidade inicial para tratar 8 milhões de litros de esgoto por dia, o que equivale a 233 milhões de litros por mês. A primeira etapa corresponde a quase 60% da estrutura total. A ETE Raiz está dividida em quatro fases e, quando concluída em 2027, terá capacidade de 31 milhões de litros diários, atendendo mais de 220 mil pessoas.
“Esse é um investimento que projeta Manaus para o futuro. Com a expansão da rede de água e esgoto, estamos combatendo doenças, preservando o meio ambiente e preparando nossa cidade para os próximos desafios. É um legado que vai transformar a vida de milhões de pessoas”, destacou o prefeito David Almeida.
Nos últimos anos, Manaus registrou uma evolução inédita no saneamento. A capital universalizou o abastecimento de água em 2023. Em 2024, a Águas de Manaus e a Prefeitura lançaram o programa Trata Bem Manaus, que traça um plano para a expansão do esgotamento sanitário na cidade. Em menos de dez anos, Manaus terá 90% de alcance dos serviços.
“A ETE Raiz faz parte das ações do Trata Bem Manaus e simboliza um marco no compromisso da Águas de Manaus com o saneamento e a preservação ambiental da cidade. Localizada às margens do igarapé do 40, um dos principais de Manaus, a estação irá devolver o esgoto tratado à natureza de forma segura, contribuindo diretamente para a recuperação e preservação desse importante recurso hídrico. Com o início das operações, mais de 50 mil pessoas da zona Sul terão acesso a uma melhor qualidade de vida, com mais saúde e dignidade”, destaca o diretor-presidente da Águas de Manaus, Pedro Augusto Freitas.