Evento de premiação ocorreu no Teatro CIEE na manhã de quarta-feira, 15, e debateu os caminhos da educação no Brasil
Neste Dia dos Professores (15), o Teatro CIEE, em São Paulo/SP, foi palco das premiações Professor Emérito e Guerreiro da Educação, iniciativa promovida pelo CIEE e o jornal O Estado de S. Paulo desde 1997. Em sua 28ª edição, os prêmios foram destinados aos educadores Eunice Prudente e Antônio Jacinto, respectivamente, e além da homenagem a eles, o evento debateu os caminhos da educação no Brasil e a importância de políticas de inclusão nas instituições.
Eunice Prudente, advogada, ativista dos direitos humanos e raciais do Brasil, e também a primeira professora negra de Direito da USP, foi agraciada com o Prêmio Professor Emérito 2025. Antônio Jacinto, presidente emérito do CIEE, ex-docente da FGV/SP e atual coordenador do setor empresarial da Urbano Vitalino Advogados, recebeu o Prêmio Guerreiro da Educação.
Ao receber o troféu, Eunice enalteceu a importância da diversidade e o combate às desigualdades: “Eu fui educada para ter olhos muito abertos para as desigualdades. Elas exigem, sim, um enfrentamento da sociedade e governos”. Jacinto, por sua vez, fez referência ao ex-ministro da Educação, Cristovam Buarque, e apontou de forma otimista os caminhos da educação no Brasil. “O vetor do progresso é a educação. Vamos todos ser Guerreiros da Educação.”
Além da entrega dos prêmios, o evento contou com a participação do Presidente do Conselho Administrativo do CIEE, José Augusto Minarelli, que reforçou o propósito do CIEE na sociedade como ponte entre instituições de ensino e o trabalho, e pautou também o poder transformador da educação. Eurípedes Alcântara, diretor de Jornalismo do jornal O Estado de S.Paulo, também esteve presente, e em seu discurso comentou que os professores são os verdadeiros construtores do futuro.
O evento homenageou ainda os professores presentes, com a entrega do troféu no palco. Em edições anteriores, os Prêmios Professor Emérito e Guerreiro da Educação já premiaram pessoas célebres como Ruth Cardoso, Miguel Reale, Fernando Henrique Cardoso, Delfim Netto, Rubens Ricupero, Ivette Senise, Esther de Figueiredo Ferraz, Luiz Décourt, José Pastore, Hélio Guerra, Antonio Candido, Viviane Senna, Laura Laganá, Arnaldo Niskier, entre outros.
CIEE 61 anos: Imparável
Desde sua fundação, o Centro de Integração Empresa-Escola, maior ONG de inclusão social e trabalho jovem da América Latina, se dedica à capacitação profissional de jovens e adolescentes. A instituição, responsável pela inserção de 7 milhões de brasileiros no mundo do trabalho, mantém uma série de ações socioassistenciais voltada à promoção do conhecimento e fortalecimento de vínculos de populações prioritárias.
Confira aqui o nosso novo logo desde agosto/2023.