Entre os dias 22 e 24 de setembro, Boa Vista será palco de um grande encontro de saberes. O Simpósio de História da UERR (Universidade Estadual de Roraima) 2025 reunirá pesquisadores, estudantes e a comunidade em geral para debater conhecimentos interdisciplinares sobre as rebeliões na história do Brasil e da América Latina, com atenção especial ao contexto amazônico.
O evento é coordenado pelo professor André Augusto da Fonseca, do curso de História da UERR, e organizado pelos alunos da graduação e conta com o fomento da Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima), através da Chamada Pública Mais Eventos, Mais Ciência, e apoio da Extensão UERR.
Segundo o professor, o apoio da Faperr permite proporcionar um espaço de troca de experiências e fortalecimento de redes de pesquisa, conectando instituições de Roraima e de outros estados.
“Teremos conferencistas de renome internacional e teremos muitas apresentações de comunicações de pesquisas inéditas, de pesquisas em andamento, sobre história de Roraima do Brasil e da América Latina, principalmente. Então, é uma oportunidade realmente imperdível e o evento é gratuito graças ao apoio da Faperr”, explica.
O simpósio é voltado a pesquisadores, estudantes e interessados em história, tanto de Boa Vista quanto do interior do estado, e terá formato híbrido, com atividades presenciais no Campus Célia Nobre da UERR e transmissões online pelo Instagram @historia_incrivel.
Entre os destaques estão conferencistas de renome nacional e internacional, como Nadia Farage (autora de Muralhas dos Sertões), Mark Harris (autor de Rebelião na Amazônia) e Cesar Augusto Queirós (autor de Historiografia Amazonense em Perspectiva e Trajetórias Políticas na Amazônia Republicana). Haverá ainda sorteio de livros durante o evento.
Inscrições
As inscrições já estão abertas pelo site do evento, que também traz instruções para a submissão de comunicações. Interessados podem entrar em contato com o Prof. André Augusto da Fonseca, pelo número (95) 98101-8100, ou com Ybis Daniel Pereira Silva, pelo (95) 9173-1544.
Programação resumida
1º Dia – 22/09
09h: Apresentação Cultural – Diri Diri (ODIC)
09h30 às 11h30: Roda de conversa com NEABI-IFRR/CBVZO e ODIC. Participantes: Isabela Lima Chaves, Dr. Marcos Antônio de Oliveira, Daniela Fernando da Silva e Melania Pascoal
14h às 17h: Comunicações presenciais e online – salas do campus Célia Nobre
17h: Coffee break
18h: Apresentação musical da Camerata de Cordas da UFRR
18h45: Mesa de Abertura: representantes do CAHIS, dos cursos de História da UERR e UFRR e da Reitoria da UERR
19h15 às 20h30: Conferência de Abertura com Prof. Dr. César Queirós (UFAM)
2º Dia – 23/09
09h às 11h: Mesa Redonda – O Capitalismo da dependência e a nova exploração capitalista na Pan Amazônia. Participantes: Profa. Dra. Maria José dos Santos (UERR) e Prof. Dr. Osmiriz Lima (UERR)
14h às 17h: Comunicações presenciais e online
18h às 20h30: Conferência ONLINE Momentos de liberdade entre a autonomia individual e coletiva: reflexões sobre resistências na história da Amazônia – Prof. Dr. Mark Harris (Monash University, Austrália)
3º Dia – 24/09
14h às 17h: Comunicações presenciais e online
19h às 21h: Conferência de Encerramento com Profª Drª Nádia Farage (Unicamp/Museu Goeldi)
21h: Debate, seguido de coffee break e encerramento
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Isabela Fernandes
FOTOGRAFIA: Ascom/UERR