Equipamentos foram adquiridos com recursos de penas pecuniárias e representam avanço na modernização da Polícia Penal do Tocantins
Danilo Rodrigues/Governo do Tocantins
A Fazenda Agropecuária Penal de Cariri recebeu um drone DJI Matrice 30T, baterias extras, estação de carregamento e um notebook de última geração, que passam a integrar o sistema de monitoramento e segurança da unidade penal. Os equipamentos foram adquiridos com recursos de penas pecuniárias destinados pela Vara de Execução Penal de Cariri, valores arrecadados a partir de condenações judiciais.
O investimento tem como objetivo modernizar o sistema de vigilância da unidade, ampliar a capacidade de resposta tática e garantir um ambiente mais seguro para servidores e custodiados. Durante o ato de entrega, a juíza da Vara de Execução Penal de Cariri, Odete Almeida, realizou simbolicamente a ativação do equipamento.
A secretária de Estado da Cidadania e Justiça, Estelamaris Postal, ressaltou a relevância do investimento em tecnologia para o fortalecimento da Polícia Penal. “A chegada desse equipamento representa um avanço significativo para a segurança e o fortalecimento das ações operacionais na Fazenda Agropecuária Penal de Cariri. O uso de tecnologia de ponta como essa amplia a capacidade de monitoramento e contribui diretamente para a proteção dos servidores e custodiados”, destacou a secretária
O novo sistema permitirá o monitoramento aéreo de grandes áreas, incluindo locais de difícil acesso, com imagens em alta resolução e tecnologia de visão térmica. Essa tecnologia garante vigilância tanto diurna quanto noturna. O notebook será utilizado para o processamento e análise das imagens captadas, criação de banco de dados e planejamento das rotas de voo.
Com área superior a 200 hectares, a Fazenda Agropecuária Penal de Cariri atua na qualificação profissional e ressocialização de pessoas privadas de liberdade por meio de atividades laborais rurais.
O superintendente do Sistema Penitenciário e Prisional, Marconi Cardoso, destacou a nova fase da unidade e a importância do investimento. “A Fazenda Agropecuária Penal de Cariri vem consolidando uma gestão comprometida com a sustentabilidade, a qualificação e a ressocialização. O novo drone de última geração vai fortalecer o monitoramento da área e tornar as operações de segurança mais eficientes”, pontuou o superintendente.
O chefe da unidade, Abraão Valença, reafirmou a relevância da nova ferramenta para a rotina operacional. “O sentimento é de mais um objetivo alcançado. Esse drone será fundamental para o monitoramento da área da unidade além das divisas, prevenção de fugas, recaptura de indivíduos e também para coibir furtos, invasões e grilagem de terra. Com câmeras térmicas e zoom de longo alcance, ele garante mais segurança a todos”, declarou o diretor.
Além de fortalecer o sistema de segurança da unidade, o uso do drone e do notebook reflete uma política pública voltada à humanização e eficiência da execução penal. A tecnologia reduz riscos aos policiais penais, melhora o controle perimetral e garante um ambiente mais estável para o desenvolvimento das atividades de reintegração social.
Crédito: Danilo Rodrigues/Governo do Tocantins
Foto: Novo drone reforça a segurança e o monitoramento da Unidade Penal




