A atenção à prevenção de HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) é uma das estratégias utilizadas durante a 57ª edição do Festival de Parintins desenvolvidas pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).
Durante o Festival de Parintins 2024, a FVS-RCP está com um estande no Turistódromo, destacando a prevenção combinada ao HIV e outras IST’s, incluindo preservativos interno e externo, géis lubrificantes, kits de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e orientação sobre autotestagem para HIV.
Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, os eventos de massa, caracterizados pela aglomeração grande de pessoas, são oportunidades para a disseminação de informações sobre a prevenção de IST’s. “O festival é mais uma oportunidade de levar informação a um grande número de pessoas em curto intervalo de tempo. Sem contar que é preciso se prevenir também durante o festival”, disse.
De acordo com o gerente de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis da FVS-RCP, Jair Pinheiro, a Fundação está trabalhando em colaboração com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Aliança LGBT-Amazonas para ampliar o alcance das ações de prevenção.
“Durante os três dias do festival, a nossa equipe vai intensificar a divulgação do autoteste para HIV e da Profilaxia Pré-Exposição de forma a conferir às pessoas, cada vez mais, a autonomia nas ações de prevenção ao HIV, principalmente”, disse Jair.
Uma das pessoas que visitaram o estande da FVS-RCP no turistódromo foi a massoterapeuta Glaucilene Castro, que deixou o recado destacando a promoção da saúde sexual. “HIV não está escrito na testa as pessoas. Tem que acabar com esse negócio de achar que ‘comigo não nunca vai acontecer’. Acontece com qualquer pessoa a partir do momento que você não se previne, não se cuida”, disse.
Prevenção ao HIV/Aids e outras IST’s
A FVS-RCP está desenvolvendo uma série de ações durante o evento para promover a sensibilização e a prevenção de HIV/AIDS e outras ISTs, incluindo:
Distribuição de preservativos: Em pontos estratégicos do evento, haverá distribuição gratuita de preservativos externos e internos, géis lubrificantes, para incentivar o sexo seguro. Entre os pontos de distribuição estão a praça da Catedral, Turistódromo e Centro Cultural de Parintins – Bumbódromo.
Campanhas de Educação: Campanhas educativas serão realizadas por meio de panfletos, adesivos e ventarolas abordando a importância do uso de preservativos, a necessidade de testagem regular e a disponibilidade de tratamentos.
Profilaxia Pré e Pós-Exposição (PrEP e PEP): Informações sobre a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) estão sendo divulgadas, com orientação sobre como e onde acessar esses medicamentos em Parintins.
Contato para imprensa: Assessoria de Comunicação da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP)