Após um ano do lançamento da Campanha em Manaus, novo módulo de malária traz conteúdos adaptados à realidade local
Com mais de 130 mil casos anuais de malária no Brasil, sendo 99% concentrados na Amazônia, a prevenção da doença segue como desafio estrutural em comunidades ribeirinhas e rurais. Diante desse cenário, a organização Edupas, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e a SC Johnson lançaram, nesta quinta-feira, 27 de novembro, o novo módulo de malária da campanha Adeus Mosquito, que completou seu primeiro ano este mês. A iniciativa é composta por formações e ações educativas em Manaus, e conta com apoio técnico da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA-Manaus) e da Fundação De Vigilância Em Saúde Do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).
A malária é transmitida pela picada do mosquito Anopheles, que costuma agir no fim da tarde e à noite. Em áreas ribeirinhas e rurais, casas próximas a igarapés e lagos, deslocamentos frequentes e a dificuldade de fazer exame e seguir o tratamento mantêm a doença circulando. A campanha quer quebrar esse ciclo com informação clara, monitoramento feito com a comunidade e cuidados simples de proteção em casa e no entorno.
A gerente do Programa Saúde na Floresta da FAS, Mickela Souza, destacou a importância de fortalecer a prevenção de forma descentralizada e adaptada à realidade amazônica. “A malária continua sendo um desafio diário na Amazônia. Quando levamos informação de forma simples e participativa, fortalecemos diversos aspectos, entre eles, o cuidado principalmente no processo de tratamento pós-contágio. Nosso objetivo é formar multiplicadores que possam transformar conhecimento em ação, em cada território”, contou.
Durante o lançamento, foram apresentados os materiais pedagógicos do módulo (jogos, flipcharts e cartilhas) e o cronograma das formações, que começam no 1º trimestre de 2026. As turmas vão capacitar multiplicadores e profissionais de saúde para reconhecer sinais e sintomas e encaminhar ao diagnóstico rápido, garantir a adesão completa ao tratamento, incentivar o uso de mosquiteiros, telas e manejo ambiental. Além disso, orientarão as comunidades na construção de mapas de risco e rotinas de busca ativa, e na disseminação de informações de prevenção em escolas, unidades de saúde (UBS) e espaços comunitários.
O módulo sobre a Malária amplia a campanha Adeus Mosquito, lançada em novembro de 2024, cujo foco era a conscientização acerca de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como a dengue, Zika, chikungunya e febre amarela. Ao longo dos últimos 12 meses, mais de 250 participantes foram capacitados em metodologias de educação popular e comunicação comunitária em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Escola de Saúde Pública de Manaus, Cruz Vermelha, Associação Rede Unida e Associação Caatinga, com materiais hoje utilizados em Manaus, Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI).
Nessa nova fase, a iniciativa passa a incluir materiais sobre a malária, incorporando o aprendizado metodológico e adaptando conteúdos à realidade das comunidades manauaras. Com o início oficial das atividades, as formações engajarão agentes de saúde, educadores e lideranças locais como referências em prevenção da malária, fortalecendo rotinas de cuidado domiciliar e ambiental, ampliando o acesso à informação de qualidade e contribuindo para reduzir a incidência da doença na região.
Sobre a Campanha Adeus Mosquito
Criada pela organização internacional Edupas em 2016, na Argentina, durante um grave surto de dengue, a campanha Adeus Mosquito já impactou mais de 2 milhões de famílias na América Latina com o patrocínio da SC Johnson, uma das principais fabricantes globais de repelentes, como OFF!® e Exposis®. Apoiadora do projeto desde seu surgimento, a SC Johnson lançou a iniciativa no Brasil, em novembro de 2024, com implementação em Manaus em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS).
Sobre a FAS
A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua missão é contribuir para a conservação do bioma, para a melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia e valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade. Com 17 anos de atuação, a instituição tem números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 39% no desmatamento em áreas atendidas.
Sobre a SC Johnson
Fundada em 1886 e sediada em Racine, Wisconsin – EUA, a SC Johnson acredita que um mundo mais sustentável, saudável e transparente que inspire pessoas e crie oportunidades não é apenas possível – é nossa responsabilidade.
Uma herança de inovação e decisões ousadas e transparentes é o motivo pelo qual nossos produtos de alta qualidade e marcas icônicas – incluindo OFF!® Raid®, Glade®, Windex®, Scrubbing Bubbles®, Ziploc®, Mrs. Meyers Clean Day®, method®, Autan®, Baygon®, Mr Músculo®, Pato®, Lysoform® e muito mais – estão em residências, escolas e empresas em praticamente todos os países do mundo.
Como uma empresa global e orientada por propósitos, estamos comprometidos em tornar o mundo um lugar melhor hoje e para as gerações futuras. Isso significa trazer incansavelmente nossa experiência em ciência, inovação e parcerias para lidar com algumas das questões ambientais e de saúde mais prementes do mundo, como reduzir o desperdício de plástico e erradicar a malária. Em todo o mundo, usamos nossos recursos para desbloquear maiores oportunidades econômicas e educacionais para pessoas e comunidades onde o acesso pode ser limitado, mas a curiosidade e o potencial são ilimitados.
Veja como a SC Johnson é uma Empresa de Família Trabalhando Por Um Mundo Melhor visitando scjohnson.com ou juntando-se a nós no Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, YouTube e Tiktok.
Sobre a Edupas
EDUPAS é uma organização argentina dedicada ao desenho e implementação de programas e campanhas ligados à promoção e prevenção da saúde, com uma abordagem participativa e comunitária, que permite a articulação de diferentes atores sociais envolvidos nas temáticas abordadas.
Com mais de 30 anos de experiência, é composta por uma equipe interdisciplinar de profissionais da comunicação, educação, saúde, design e produção audiovisual. Em função das particularidades e necessidades de cada projeto, integra especialistas de diferentes temas de saúde.




