O vereador Sassá da Construção Civil (PT) utilizou seu tempo na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM) nessa segunda-feira (16/10) para alertar a população sobre a existência de um esquema criminoso que está enganando famílias carentes e oferecendo falsas promessas de obtenção de unidades habitacionais de interesse social. Segundo o parlamentar, indivíduos se passando por servidores das secretarias de habitação do governo e do município estão pedindo quantias de dinheiro entre três a cinco mil reais para, supostamente, acelerar os processos de liberação dos imóveis.
O vereador explicou que esses criminosos estão batendo à porta de famílias carentes, prometendo agilizar os processos de obtenção da casa própria em troca do pagamento de uma quantia em dinheiro. Ele ressalta que a compra da casa própria é um objetivo muito desejado por muitas pessoas, principalmente as que vivem em condições precárias. No entanto, todos os processos de habilitação para programas de moradia popular passam por etapas bem definidas e são divulgados pelos órgãos responsáveis.
O vereador enfatiza que é importante que a população esteja consciente de que o processo de obtenção da moradia popular é transparente e legal, não envolvendo pagamentos fora das normas estabelecidas. Os canais oficiais dos órgãos competentes são responsáveis por divulgar todas as informações sobre os programas de habitação.
Sassá da Construção Civil solicitou durante sua fala que os órgãos competentes investiguem o esquema criminoso que está lesando as famílias carentes do município de Manaus. Ele ressalta que essas pessoas devem ser responsabilizadas por seus atos, devendo cumprir pena de prisão em virtude dos crimes cometidos.
É necessário que haja uma maior fiscalização e proteção para as famílias que são vítimas desses esquemas fraudulentos. Além disso, é importante que as informações sobre os programas de habitação popular sejam divulgadas de forma ampla para que todos saibam como proceder corretamente e evitem cair nesses golpes.