Close Menu
Fatos Amazonas
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Trending
    • Professora da Prefeitura de Manaus é premiada em concurso nacional de Arte Educativa 
    • Prefeitura de Manaus impulsiona obras do ‘Plano de Verão’ no conjunto Riacho Doce
    • Mulher foragida da Justiça do Pará por estupro de vulnerável  é presa pela Polícia Civil em Natividade 
    • Prefeitura de Manaus anuncia criação do bairro Colônia Japonesa em celebração aos 130 anos do Tratado de Amizade entre Brasil e Japão
    • Prefeitura de Manaus registra redução de 27% em mortes no trânsito entre janeiro e outubro deste ano
    • Estudantes de Roraima conquistam 3° lugar em mostra de ciência e tecnologia
    • Prefeitura de Manaus recupera nova rua na comunidade Santa Inês com o ‘Plano de Verão’ 
    • Sepet abre agendamento nesta quinta-feira para castração de cães e gatos no bairro Alvorada 2
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Fatos AmazonasFatos Amazonas
    • Início
      • Quem Somos
    • Manaus
      • famosos
      • Educação
      • Polícia
      • Política
      • Prefeitura de Manaus
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Amazonas
      • Governo do Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Esporte
    • Contato
    Fatos Amazonas
    Home»Economia»Governador Wilson Lima destaca que quebra do monopólio do gás natural leva emprego e desenvolvimento ao interior do Amazonas
    Economia

    Governador Wilson Lima destaca que quebra do monopólio do gás natural leva emprego e desenvolvimento ao interior do Amazonas

    Redação Fatos AMBy Redação Fatos AM5 de novembro de 2025Nenhum comentário4 Mins Read
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Governador participou, em Brasília, de seminário sobre energia e desenvolvimento regional e apresentou os resultados concretos da nova política do gás

    O governador Wilson Lima destacou, nesta quarta-feira (05/11), os impactos positivos da quebra do monopólio do gás natural no Amazonas, que vem gerando emprego, renda e desenvolvimento no interior do estado. A declaração foi feita durante o seminário “Energia e Desenvolvimento Regional: Convergência para o Brasil do Futuro”, realizado em Brasília (DF), que reuniu autoridades, investidores e representantes do setor energético nacional.

    “Os investimentos são fundamentais para a segurança energética. Nós vivemos um momento histórico no Amazonas de consolidação desse potencial energético como um pilar muito importante do desenvolvimento sustentável e competitivo. O gás natural gera, por exemplo, emprego, promove a economia, faz com que o PIB cresça, e claro, tem uma contrapartida social significativa, como os municípios de Silves e Itapiranga que vivem um momento totalmente diferente na sua economia, na geração de emprego e na oportunidade para as pessoas que ali moram”, afirmou Wilson Lima.

    Desde a promulgação da Lei do Gás, em março de 2021, o Amazonas passou a ter um novo marco regulatório, abrindo o mercado estadual para competidores e atraindo investimentos privados.

    Com isso, projetos como o Complexo Azulão 950, operado pela Eneva, transformaram a realidade econômica de municípios do interior, especialmente Silves, que hoje sedia o maior projeto onshore de gás natural do país. O empreendimento soma R$ 5,8 bilhões em investimentos e terá capacidade de gerar 950 megawatts de energia elétrica, o suficiente para abastecer 3,7 milhões de residências a partir de 2026.

    A presença da indústria de gás também abriu espaço para formação técnica e profissional no interior. Em agosto, o Cetam realizou a formatura das primeiras turmas dos cursos técnicos criados para atender à nova demanda do setor.

    Foram 81 alunos formados nos cursos de Técnico em Sistemas a Gás, Eletromecânica e Agropecuária, com carga horária de 800 horas, divididas em dois semestres. Todos foram selecionados por edital e receberam bolsa mensal de R$ 1.300,00, custeada pela Eneva. Do total, 27 egressos já foram contratados para atuar na empresa.

    Paralelamente, o programa Elas Empreendedoras, desenvolvido pela Eneva, está qualificando mulheres do interior para abrir ou expandir seus próprios negócios. A iniciativa fortalece o empreendedorismo feminino e estimula a autonomia financeira em comunidades impactadas pela cadeia energética.

    Crescimento

    Durante o painel “Energia como Pilar do Desenvolvimento Regional”, o governador compartilhou as experiências do Amazonas na expansão do gás natural como vetor de crescimento.

    Também participaram o governador de Roraima, Antonio Denarium, o vice-governador de Sergipe, José Macedo Sobral, e a deputada federal Yandra Moura (União Brasil–SE).

    Outro ponto enfatizado por Wilson Lima foi o potencial do Campo do Juruá, localizado próximo ao município de Carauari (AM), que possui reservas estimadas em até 30 bilhões de metros cúbicos de gás natural.

    Segundo o governador, o desenvolvimento dessa região pode impulsionar a indústria de fertilizantes nitrogenados, especialmente pela combinação com os recursos de potássio em Autazes e fosfato em Apuí, consolidando um novo polo de produção de insumos estratégicos para o país.

    “O nosso grande desafio é a logística. O Amazonas tem a maior reserva de gás em terra do Brasil, e 80% dessas descobertas estão no campo do Juruá. Uma área de difícil acesso, e esse é o desafio: monetizar esse gás”, afirmou o governador.

    Com mais de 42 bilhões de metros cúbicos de reservas comprovadas e potencial para chegar a 100 bilhões de m³, o Amazonas é hoje responsável por 13% das reservas nacionais e 56% das reservas onshore, consolidando-se como a principal fronteira energética do Brasil.

    O governador reforçou ainda que o gás natural é o combustível da transição energética justa, integrando fontes renováveis e sustentáveis que garantem inclusão social e crescimento regional.

    “Tem comunidades no Amazonas em que a gente não fala em transição porque lá nunca teve energia. Essas pessoas vão ter contato pela primeira vez com energia elétrica, com uma geladeira, um ar-condicionado, e isso graças às fontes renováveis”, completou.

    Política de Transição Energética

    Com o fortalecimento da política energética estadual, o Amazonas se posiciona como referência nacional na integração entre energia, desenvolvimento e sustentabilidade. O estado prepara para a COP30, em Belém (PA), o lançamento da Política Estadual de Transição Energética (PETEN), marco que estabelece metas como reduzir em 50% o consumo de diesel nos sistemas isolados e eliminar a pobreza energética até 2030.

    Sobre o evento

    O seminário “Energia e Desenvolvimento Regional: Convergência para o Brasil do Futuro” é promovido pela Eneva em parceria com o Poder360, com o objetivo de discutir o papel da energia como motor do desenvolvimento socioeconômico do país.

    O evento reúne autoridades, representantes do Congresso Nacional, ministérios, investidores e imprensa especializada, promovendo o debate sobre transição energética, segurança energética e interiorização do desenvolvimento.

    Foto: Diego Peres/Secom

    Compartilhe isso:

    • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
    • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

    Relacionado

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Redação Fatos AM
    • Website

    Related Posts

    Entenda o “shutdown” dos EUA e o impacto para o Brasil

    5 de novembro de 2025

    Tira-teima da Reforma Tributária: Especialistas Debatem os Impactos nos Setores Atacadista e Distribuidor

    4 de novembro de 2025

    Brasil bate recorde de produção no pré-sal e acende alerta regulatório sobre partilha, impostos e licenciamento

    4 de novembro de 2025
    Leave A Reply Cancel Reply

    Nossas Redes
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Publicidade
    Demo
    Comentários
      Fatos Amazonas
      Facebook X (Twitter) Instagram
      © 2025 FatosAM. Todos os direitos reservados. Mantido por Jota Conecta

      Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.