O Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), entregou as passagens aéreas aos atletas roraimenses que representarão o Brasil no Sul-Americano Escolar 2025, que será realizado em Assunção, no Paraguai, entre 30 de novembro e 08 de dezembro.
Os estudantes Paulo Henrique Mota Martins e Matheus Vinícius Almeida dos Santos, ambos da Escola Estadual Antônio Ferreira de Souza e campeões nacionais de vôlei de praia nos JEBs (Jogos Escolares Brasileiros), embarcam acompanhados do técnico Wallace Souza da Silva e do chefe da delegação roraimense, Dinaildo Barreto, diretor do Instituto de Desporto de Roraima.
“Essa dupla incrível, com idades entre 12 e 14 anos, conquistou o título de campeões brasileiros dos Jogos Escolares e agora, eles têm a honra de representar o Brasil no Sul-Americano dos Jogos Escolares. O Governo de Roraima está entregando as passagens aéreas para que eles possam viajar e representar nosso país com orgulho e excelência”, disse o governador Antonio Denarium.
A classificação para o evento internacional foi conquistada após o excelente desempenho nos JEBs 2025, realizados entre 5 e 28 de outubro em Uberlândia (MG), competição voltada à categoria mirim (12 a 14 anos) e organizada pela CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar).
O secretário de Educação e Desporto, Mikael Cury-Rad, destacou o compromisso do Estado com o desenvolvimento do esporte escolar.
“Estamos muito felizes em colher os resultados! Investimos mais de 2 milhões de reais em passagens aéreas, graças ao apoio do governador Antonio Denarium. Agradecemos sua visão em alavancar o esporte em Roraima. Com isso, temos dois atletas com chances de ganhar o Sulamericano! É um orgulho proporcionar isso aos nossos alunos e trazer medalhas, troféus e vitórias para o esporte Roraimense”, afirmou.
Participação internacional
Todas as passagens foram disponibilizadas pelo Governo de Roraima, garantindo que os atletas possam competir no evento internacional. Já a CBDE é responsável por alimentação, hospedagem e translado interno durante a competição.
Pela primeira vez, o chefe da delegação nos JEBs, Dinaildo Barreto, representará o estado em uma competição internacional. Ele destaca a importância da conquista.
“Estou ansioso e empolgado para participar do Sul-Americano Escolar. Será uma experiência incrível e estou determinado a aprender e trazer novas ideias para implementar no nosso estado. Estamos muito confiantes na nossa dupla de atletas”, disse.
Os jovens atletas afirmam estar vivendo um momento único. O campeão nacional Matheus Vinícius descreveu a emoção da oportunidade.
“Esse apoio é fundamental para nós, pois nos permite representar nosso estado, escola e país no Sul-Americano. É um reconhecimento valioso que nos motiva a continuar trabalhando duro e investindo em nosso futuro. Estamos gratos por essa oportunidade e comprometidos em fazer o nosso melhor”, afirmou.
O técnico Wallace Souza, que acompanha os jovens desde o início do projeto, destacou o amadurecimento dos atletas.
“Superamos desafios e trabalhamos duro para chegar até aqui. Graças ao apoio do governo do estado, conquistamos o título de campeões brasileiros e agora representaremos o Brasil no Sul-Americano! A expectativa é grande, mas estamos confiantes e determinados a trazer uma medalha de ouro para casa”, finalizou.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Layse Menezes
FOTOGRAFIA: Ascom/Seed




