O Governo de Roraima, em parceria com a Embratur e o Sebrae, apresenta nesta sexta-feira, 5, o Plano Brasis 2025-2027. O encontro, realizado dentro da programação do Amazontech 2025, marcará uma etapa estratégica para consolidar a presença do Estado no mercado internacional de turismo, alinhado às diretrizes do Novo Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil.
A iniciativa detalha diretrizes para promover Roraima no exterior, destacando atrativos como a biodiversidade da Floresta Amazônica, a riqueza cultural, a sustentabilidade e as experiências de turismo de base comunitária. O Plano de Ação para a Promoção Turística Internacional do Estado é um desdobramento do Plano Brasis e orienta a atuação do Estado em sintonia com as vocações regionais e os objetivos nacionais de promoção turística.
Segundo o diretor do Departamento de Turismo da Secult-RR, Bruno Muniz de Brito, o lançamento do Plano Brasis também será acompanhado da apresentação da marca Amazônia, construída pelos órgãos de turismo da região Norte reunidos nas RAI (Rotas Amazônicas Integradas).
“O lançamento nacional da marca será na Expo Abav 2025, em setembro, no Rio de Janeiro. A proposta é ampliar o reconhecimento da Amazônia e sua pluralidade como produto turístico de padrão internacional”, destacou.
O evento contará com a presença do superintendente de Turismo de Rondônia e coordenador-geral da RAI, Gilvan Pereira Júnior, além do secretário de Turismo do Pará, Lucas Vieira.
A iniciativa surge como resposta à necessidade de integração entre Embratur e estados, garantindo maior competitividade ao turismo brasileiro no exterior. A construção do plano busca fortalecer a presença de Roraima nas agendas estratégicas internacionais, consolidando resultados em promoção, imagem e comercialização.
Em 2024, 10.868 turistas internacionais ingressaram no Brasil por Roraima, número próximo ao registrado no período pré-pandêmico, em 2019. Os principais mercados emissores foram Guiana, Venezuela, Colômbia, Estados Unidos e Suriname, com destaque para os dois países fronteiriços, que responderam por 79% das entradas. Entre 2023 e 2024, 18 dos 20 maiores mercados emissores apresentaram variação positiva.
Os números mostram ainda que os picos de entrada se concentram em abril e agosto, enquanto os meses de menor movimento são maio e junho, configurando uma sazonalidade distinta do restante do país. O desempenho consistente nos últimos anos reforça a expectativa de crescimento para 2025.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Jacildo Bezerra
FOTOGRAFIA: Ascom/Secult-RR