O Governo de Roraima, por meio da Sesp (Secretaria da Segurança Pública), coordenou, na noite dessa sexta-feira, 3, a terceira edição da Operação Soberania, uma ação integrada que reforça o enfrentamento contínuo ao crime organizado no Estado.
A concentração ocorreu em frente à Rodoviária Internacional de Boa Vista e mobilizou mais de 150 agentes de segurança das Polícias Civil, Militar e Penal, além do Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito), GCM (Guarda Civil Municipal de Boa Vista) e representantes da Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça.
Governador destaca ações integradas
O governador Antônio Denarium acompanhou a abertura da Operação e ressaltou que o objetivo é levar segurança pública a todos os bairros.
“O objetivo é um só: manter a segurança pública e a defesa social. Estamos trabalhando para atuar onde há maior concentração de pessoas, em bares, restaurantes e locais que exigem mais atenção do Governo, evitando furtos, assaltos e arrombamentos. Queremos dar à população a certeza de que Roraima tem uma segurança de boa qualidade.”
Denarium lembrou ainda a atuação das Forças Armadas no Estado, em evento realizado na sexta-feira, com a presença do ministro da Defesa, José Múcio.
“Hoje temos aproximadamente 10 mil soldados do Exército, Aeronáutica e Marinha realizando exercícios militares em Roraima, reforçando a soberania da nação e ampliando a segurança para o nosso povo.”
O governador reforçou que operações integradas como a realizada pelas forças de segurança, nessa sexta-feira, se tornarão periódicas, com blitze e abordagens policiais em áreas estratégicas de maior risco em toda a cidade e também nos municípios do interior do Estado
Pontos de atuação
As equipes iniciaram as ações no entorno da Rodoviária Internacional de Boa Vista, região marcada por conflitos recentes entre facções estrangeiras, estendendo-se para bairros vizinhos como São Vicente, 13 de Setembro, Pricumã e São Bento, locais de disputa de facções de origem venezuelana.
Outros pontos estratégicos também receberam reforço, incluindo Caimbé, Tancredo Neves, Asa Branca, Buritis, Cidade Satélite, Vila Jardim, Senador Hélio Campos, Equatorial e áreas adjacentes.
Autoridades enfatizam firmeza da ação
A secretária da Segurança Pública, Carla Jordanna Rodrigues, reforçou que a operação mostra a determinação do Estado no combate ao crime.
“Não vamos permitir que a população conviva com a insegurança. Esta Operação demonstra que a segurança pública está no controle. Chamamos forças estaduais, municipais e todos os órgãos ligados à segurança que atuam no Estado. Estamos unidos e preparados para dar a resposta que Roraima precisa.”
O secretário adjunto de Segurança , Ellan Wagner Oliveira de Souza, completou: “Nosso foco é devolver tranquilidade às famílias e mostrar que em Roraima não há espaço para o crime.”
Trabalho integrado no trânsito e sistema prisional
A operação contou também com reforço no trânsito, coordenado pelo Detran-RR, e medidas de controle no sistema prisional, destacadas pelo chefe da Dicap/Sejuc, Osny Siqueira da Costa, garantindo que eventuais capturas e procedimentos fossem conduzidos ao sistema.
Forças policiais reforçam presença
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Overlan Alves, afirmou que a Operação Soberania é apenas uma das etapas de um trabalho permanente.
“Seguiremos com operações contínuas contra o crime organizado. Mais de 100 agentes estão mobilizados neste final de semana, atuando em vários bairros, abordando pessoas e prevenindo crimes graves, como homicídios, acertos de contas e tráfico de drogas. Essa integração entre todas as forças é fundamental para garantir mais segurança à sociedade.”
A delegada-geral da Polícia Civil, Darlinda de Moura, destacou que a instituição reforçou tanto a prevenção quanto a investigação dos crimes.
“A Polícia Civil também participa da Operação com foco na prevenção de crimes que têm ocorrido no Estado, atuando para que situações semelhantes não se repitam e, assim, garantindo mais segurança à população. A ação reforça a integração das forças de segurança como resposta à onda de homicídios registrada nos últimos meses, representando o esforço conjunto do Estado no enfrentamento à criminalidade.
Darlinda pontuou que a corporação vai atuar de forma ostensiva e, ao mesmo tempo, reforçar as investigações por meio do 3º Distrito Policial, que ficará responsável pelo registro e condução dos procedimentos realizados durante a Operação.
“Neste primeiro momento, a estratégia é saturar a cidade em pontos previamente mapeados. Já as prisões em flagrante serão encaminhadas ao 3º Distrito, onde serão lavrados os procedimentos adequados e os presos apresentados às audiências de custódia, sempre dentro do devido processo legal e no estrito cumprimento do dever.”
O delegado-geral adjunto, Luciano Silvestre, reforçou a posição do Estado. “O Estado de Roraima, com seus poderes constituídos, está no comando. O crime organizado não vai se criar aqui, pois será combatido todos os dias, com operações firmes e integradas em defesa da sociedade roraimense.”
Compromisso do Governo
Com a Operação Soberania, o Governo de Roraima reafirma seu compromisso em proteger os cidadãos, fortalecer a ordem pública e combater facções criminosas. A integração entre instituições estaduais, municipais e federais garante que a segurança seja tratada como prioridade máxima, com ações firmes, permanentes e em defesa da população.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Salete Giacomet
FOTOGRAFIA: Secom-RR