Congresso é amparado pelo edital Parev, da Fapeam
Acelerar o desenvolvimento da Matemática e divulgá-la no interior do estado é o objetivo da “Jornada de Álgebra no Amazonas”, um evento apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev).
A sexta edição do evento será realizada entre os dias 1° e 6 de setembro, em Manacapuru (distante a 68 km de Manaus).
Coordenado por Elkin Oveimar Quintero Vanegas, doutor em Matemática e professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o encontro irá promover o intercâmbio científico entre professores e alunos da região com pesquisadores da área de Álgebra.
O coordenador explica que o desenvolvimento da Matemática não se dá de forma isolada, portanto a interação entre pesquisadores de diferentes regiões é essencial, com a participação de representantes de diferentes instituições como a Ufam, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Roraima (UFRR) e Universidade Federal do ABC (UFABC).
“O evento é uma grande oportunidade para que os alunos do interior, que muitas vezes não conseguem vir para a capital para ter um contato mais direto com a Matemática, tenham essa oportunidade em casa”, destacou.
Anteriormente, a Jornada foi realizada em Itacoatiara, Humaitá, Parintins, Tabatinga e Tefé (distantes a 176 km, 590 km, 369 km, 1.108 km e 523 km, respectivamente).
Programação
O congresso terá oficinas e palestras sobre a Educação Matemática, a Matemática Aplicada e diferentes abordagens em Álgebra. Confira mais detalhes da programação em: https://www.algebra.ufam.edu.br/
Segundo o pesquisador, nos últimos sete anos, como consequência das ações realizadas nos congressos, a Ufam formou mestres e doutores em Álgebra. Além disso, os estudantes também têm desenvolvido pesquisas de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso na área.
A expectativa é da participação de 150 alunos de graduação e pós-graduação da região amazônica no evento, fortalecendo a caminhada dos profissionais que desejam seguir a carreira de pesquisador em Matemática.
“Esse processo permite a essas pessoas crescer academicamente e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida tanto deles quanto de suas famílias”, ressaltou o professor.
Apoio da Fapeam
Elkin Oveimar destaca o apoio financeiro concedido pela Fundação como fundamental para a realização do evento gratuito no interior do Amazonas, com a participação de pesquisadores de vários lugares do país.
“O apoio é de vital importância, pois muitas vezes enfrentamos valores elevados nas passagens aéreas para as diferentes cidades do Brasil, e a Fapeam dá o suporte para a aquisição do que é necessário para a jornada acontecer”, concluiu.
Parev
O Parev é uma iniciativa da Fapeam que apoia a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais sediados no estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) como congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho. O Programa visa popularizar a ciência, divulgando resultados de pesquisas científicas e contribuindo para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.
Foto: Acervo de Elkin Quintero