Evento será realizado em Brasília, de 6 a 10 de outubro
Fábio Almeida /Governo do Tocantins
Embarcam neste domingo, 5, rumo a Brasília (DF), 12 estudantes-delegados para representar o Tocantins na etapa nacional da VI Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), que será realizada de 6 a 10 deste mês. A delegação conta com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que garantirá acompanhamento pedagógico durante toda a viagem.
O tema desta edição é “Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática” e faz parte do movimento de preparação do país para a Conferência do Clima (COP30), em Belém (PA).
Os 12 estudantes-delegados foram escolhidos na conferência estadual, realizada pela Seduc no mês de agosto, em Palmas, e contam com representantes dos povos indígenas, das comunidades quilombolas, das escolas do campo e uma estudante surda.
Durante a etapa nacional, os jovens participarão de rodas de conversa, oficinas e atividades coletivas, compartilhando experiências e construindo propostas conjuntas com estudantes-delegados de todos os estados brasileiros. A delegação do Tocantins contará ainda com o acompanhamento de representantes da Comissão Organizadora Estadual, que garantirão o suporte pedagógico e a segurança da delegação estudantil.
A gerente de Programas e Projetos da Seduc, Walquíria Milhomem, ressalta que a conferência será um espaço de protagonismo para os estudantes tocantinenses. “Cada um leva consigo a missão de dar voz às suas realidades e o compromisso de mostrar que a juventude tocantinense está preparada para dialogar, com união, compromisso e pronta para construir um futuro mais justo e sustentável”.
Laura Fernanda Alves de Almeida, do Colégio Estadual 1º Junho, de Praia Norte, é uma das estudantes que compõe a delegação. “Estou emocionada e na expectativa de aprender bastante, além de compartilhar as vivências da minha comunidade, ideias e conhecer propostas que ajudem a construir um mundo mais sustentável”.
CNIJMA
A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é organizada pelo Ministério da Educação (MEC), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A VI CNIJMA é um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltado para a valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades, a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora.
Seduc/Governo do Tocantins
Foto – Estudantes-delegados tocantinenses durante a etapa estadual realizada em agosto