Programação em comemoração ao Dia do Servidor Público incluiu palestras e outras atividades durante esta quarta-feira, 29, no Palácio Araguaia
Governo do Tocantins
O Governo do Tocantins comemorou o Dia do Servidor Público com a realização da Rota de Inovação – Inteligência Artificial e o Futuro do Serviço Público nesta quarta-feira, 29, no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas. A programação reuniu palestras de especialistas sobre tecnologia e o uso da Inteligência Artificial (IA) na gestão pública, além de serviços de saúde e bem-estar voltados aos servidores estaduais.
O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), com a parceria da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).
Durante a cerimônia de abertura, a secretária de Estado da Comunicação, Luiza Rocha, destacou a inovação como um processo de modernização centrado nas pessoas e na inclusão. “A inovação não é apenas sobre máquinas, mas sobre pessoas e como cada servidor pode ser protagonista nesta era digital. Há anos, momentos como este pareciam ficção e distantes e, atualmente, vivemos essa realidade, aprendendo e modernizando os serviços públicos. Inovação é, acima de tudo, conhecimento e propósito para transformar o que fazemos e servir melhor o nosso estado, com um olhar voltado para o futuro e para o outro”, pontuou.
“É interessante observar como um evento voltado à tecnologia e à inteligência artificial também abre espaço para discutir o bem-estar do servidor e da população. Trouxemos o tema da neurodiversidade justamente para mostrar que inovação não é apenas sobre máquinas, mas sobre pessoas, sobre reconhecer as diferentes formas de pensar, sentir e contribuir. Quando entendemos isso, a tecnologia se torna uma aliada real da inclusão e da valorização humana”, enfatizou o presidente da ATI, Afrânio Vilar.
Palestras
A programação incluiu atividades interativas que incentivam os participantes a refletirem sobre o uso da tecnologia como aliada do tempo, da produtividade, das relações humanas e da melhoria da qualidade de vida. Especialistas em inovação, psicologia e neurociência compartilharam experiências sobre o papel da inteligência artificial no desenvolvimento de competências e na criação de ambientes de trabalho mais inclusivos e colaborativos.
Entre os destaques, esteve a palestra do chefe da Assessoria de Governança, Planejamento e Inovação do Ministério Público do Tocantins (MPTO), Arnaldo Neto, com o tema Como a Inteligência Artificial pode devolver algumas horas do seu dia, que propõe uma reflexão sobre como a IA pode otimizar tarefas, aumentar a produtividade e liberar tempo para atividades mais criativas e estratégicas no serviço público.
“A IA chega como um verdadeiro instrumento, oferecendo oportunidades de avanço e melhorias. Assim como ocorreu com os celulares, ela surge para potencializar aquilo que já fazemos. É fundamental buscar e utilizar recursos que permitam aproveitar melhor o nosso dia a dia”, enfatizou o palestrante Arnaldo Neto.
Na sequência, a psicóloga clínica e jurídica, terapeuta integrativa e servidora do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Luciane Prado, ministrou a palestra intitulada A Potência do Humano Diante de Novos Desafios, que discutiu o papel essencial do ser humano em um mundo cada vez mais automatizado e destacou a importância da empatia, do propósito e da inteligência emocional frente à tecnologia.
Inclusão na educação e no trabalho
Ao encerrar a programação do evento, o neurocientista e pesquisador em inteligência artificial, Leandro Mattos, apresentou a palestra Neurodiversidade e IA – Construindo Pontes para a Inclusão na Educação e no Trabalho, que inspirou o público a refletir sobre como a tecnologia pode se tornar uma aliada na construção de uma sociedade mais empática e acessível.
“A verdadeira inovação está em compreender que cada mente pensa de um modo único e é justamente essa diversidade que move o conhecimento e o progresso”, evidenciou o palestrante Leandro Mattos.
Leandro Mattos é reconhecido por sua atuação em projetos de inovação com impacto social, abordando como a inteligência artificial pode contribuir para valorizar diferentes formas de cognição e aprendizagem. A proposta foi evidenciar que o uso ético e humano da tecnologia amplia oportunidades, estimula a equidade e torna a relação entre ciência e sociedade mais acessível e transformadora.
Atendimentos para os servidores
Durante o evento, os servidores tiveram à disposição atendimentos e serviços no hall do auditório do Palácio Araguaia, abrangendo cuidados com a saúde, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e tipagem sanguínea, vacinação, atendimento oftalmológico e auriculoterapia. Além disso, estarão disponíveis serviços de beleza, incluindo corte, penteado, design de sobrancelha e maquiagem, bem como uma exposição de produtos locais.
O servidor da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Tiago Wender, participou das palestras e evidenciou a importância da temática abordada. “Utilizo ferramentas de IA tanto para pesquisa quanto para o aprimoramento do meu trabalho, principalmente em questões burocráticas. A inteligência artificial nos ajuda bastante a realizar essas tarefas com mais agilidade e precisão. Por isso, é importantíssimo o debate, pois reforça que a inteligência artificial deve ser utilizada e que devemos nos aprimorar, desfazendo o estigma e mostrando que ela vem para tornar o caminho mais rápido”, salientou.
Já a servidora da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Leuda Maria Alves da Silva, aproveitou o evento para usufruir dos serviços disponibilizados. “Estamos sempre na correria, então esses serviços ajudam muito. Sou hipertensa e vim verificar minha pressão. É ótimo ter acesso a esses atendimentos”, concluiu.
Foto: Servidor da Seduc, Tiago Wender, participou das palestras e evidenciou a importância da temática abordada ( Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins)




