O Governo de Roraima deu mais um passo importante na área da educação com a inauguração da primeira sala do Programa Alfabetiza Roraima, coordenado pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto). A cerimônia ocorreu nesta sexta-feira, 10, no CIAPI (Centro Integrado de Atenção à Pessoa Idosa), unidade vinculada à Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social).
A iniciativa é resultado de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Governo de Roraima, por meio da Seed e da Setrabes, e o MPRR (Ministério Público do Estado de Roraima).
Na oportunidade, o Governo também inaugurou um bloco anexo no CIAPI, onde agora funcionará o abrigo dos idosos que atualmente acolhe 37 idosos internos e outros 70 que frequentam o Centro para participar de atividades.
“Assinamos um Termo de Cooperação Técnica para aumentarmos o número de alfabetizados no Estado. E um dos polos aqui vai ser no Caranã, no abrigo do idoso, onde não colocamos nenhuma limitação de vaga. Vamos atender os nossos idosos, do abrigo e também a vizinhança e a quem procurar”, destacou o secretário de Educação e Desporto Mikael Cury-Rad.
Sobre o Programa
O Programa Alfabetiza Roraima é uma iniciativa estadual voltada à alfabetização de adultos e idosos, integrando o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos uma política pública de educação promovida pelo MEC (Ministério da Educação).
A primeira turma atenderá 16 idosos do CIAPI, que agora terão a oportunidade de aprender a ler e escrever. A professora Maria de Jesus Melo de Carvalho Golias será a alfabetizadora responsável pela turma. Para ela, que sempre atuou com a alfabetização, foi uma honra receber o convite para atuar no programa.
“Eu estou muito feliz, me senti lisonjeada. Quando a gestora da minha escola me falou que estavam necessitando de uma alfabetizadora, e eu amo a alfabetização desde a criança ao adulto, para mim é maravilhoso. Na minha juventude, participei do Mobral, como alfabetizadora ainda jovem, alfabetizando adultos. Então isso para mim foi excelente. Eu aceitei de imediato”, disse a professora Maria de Jesus.
As aulas vão iniciar na próxima semana e ocorrerão de segunda à quinta-feira, das 7h30 às 10h30. Para Fernanda Nascimento, chefe da Divisão de Educação de Jovens e Adultos da Seed, o Programa Alfabetiza Roraima, além de proporcionar o letramento para as pessoas que não tiveram oportunidade de estudar na idade apropriada, resgata a dignidade e a cidadania.
“Quando sabemos ler e escrever, quando conhecemos o mundo letrado, que é o mundo que vivemos hoje, ele se abre. Para o idoso, que já chegou a uma certa idade, sem ter esse mundo letrado na sua vida, quando ele aprende a ler e escrever, quando ele coloca o nome dele nas páginas dos livros, dos cadernos e até mesmo nos documentos, é algo inexplicável, tanto para ele quanto para a gente que trabalha com a educação de jovens e adultos”, disse.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Mágida Azulay Khatab
FOTOGRAFIA: Ascom/Seed