Atividade incluiu distribuição de insumos de prevenção, testagens rápidas para ISTs e orientações em saúde sexual
Neste sábado (22/11), durante mais uma edição do Governo Presente, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realizou ações de promoção da saúde no bairro Lago Azul, zona norte de Manaus, contabilizando 116 atendimentos e 464 testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites B e C.
Ao longo da ação, além dos exames, a população recebeu orientações sobre saúde sexual, prevenção combinada e informações essenciais para reduzir o risco de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Também foram distribuídos insumos estratégicos, como 14.400 preservativos externos, 300 preservativos internos, 3.000 géis lubrificantes e 70 autotestes para HIV.
Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a ação reafirma o papel social da instituição no cuidado à população.
“Levar informação e acesso aos serviços de prevenção é uma forma de fortalecer vínculos com a comunidade. Quando chegamos perto das pessoas, criamos oportunidades reais de cuidado e proteção à saúde”, destacou.
O diretor técnico de Planejamento, Emergências em Saúde Pública e Ações Estratégicas da FVS-RCP, Augusto Zany, reforçou a importância da educação em saúde no enfrentamento às ISTs.
“Aproveitamos espaços coletivos para promover informação, divulgar práticas de cuidado e ampliar o uso de insumos. Hábitos saudáveis são aprendidos e multiplicados”, afirmou.
Participante da ação, Edilena Gomes, 52 anos, explicou sua motivação para participar.
“Minha filha é da área da saúde, então sempre faço os testes. É rápido, indolor e muito importante. Eu recomendo”, disse.
Vínculos de Cuidado
Entre as principais recomendações da FVS-RCP para a prevenção das ISTs estão: o uso de preservativo interno ou externo em todas as relações sexuais; a realização regular de testagens para acompanhamento da própria saúde; o uso de gel lubrificante para reduzir o risco de lesões; a vacinação contra hepatites A e B; a adoção de estratégias da prevenção combinada como Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP); autotestes para HIV; e a manutenção de um diálogo aberto com parceiros sobre saúde sexual.
FOTO: Maíra Pessoa/FVS-RCP




