Também foram disponibilizados serviços de solicitação de documentos e orientação jurídica
Serviços de inclusão e acessibilidade foram levados à 21º edição do Governo Presente que aconteceu neste sábado (30/08), na Escola Estadual Pedro Câmara, bairro da Compensa, com a entrega de documentos de identificação, abertura de financiamento e cadeiras de rodas para a população em vulnerabilidade social e com deficiência da zona oeste de Manaus.
Coordenada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD), a ação assegurou mais cidadania para 19 pessoas da comunidade, com a entrega das Carteiras de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD) e da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), além da Carteira Intermunicipal (Passe Legal).
Para Lucas Rodrigues, pai atípico de 33 anos, ver sua filha Ana Lívia, uma criança com TEA de 5 anos, ser contemplada com a CIPTEA foi gratificante. Ele lembrou que o processo foi rápido e agora não precisará mais andar com o laudo médico da filha para comprovar seus direitos. “Isso é praticidade para nós. Eu descobri há cerca de uns dois anos sobre o TEA da minha filha, e achei o processo até rápido para a inclusão dela. Isso é benéfico para nós, ter um documento que ateste a situação dela e nós agradecemos por isso”, disse o técnico de radiologia.
Por meio do programa ‘Inclusão sobre Rodas’, foram entregues três cadeiras de rodas para os beneficiários, todas do modelo postural e específicas de acordo com a solicitação do cidadão. A mãe Francimeire de Souza, de 32 anos, comentou que a cadeira irá ajudar diariamente na vida de seu filho Gideão Marcos, um rapaz de 16 anos com hidrocefalia.
“Precisamos para o dia a dia dele, é uma ajuda para se locomover e isso será muito benéfico. Ele gosta de sair para passear e antes eu sempre tinha que pedir emprestado a cadeira para ele, principalmente para ir ao médico, mas agora não, ele tem sua própria cadeira”, agradeceu a auxiliar de cozinha.
Crédito Mais Inclusão
Como forma de incentivar a autonomia e o desenvolvimento de atividades produtivas para pessoas com deficiência autônomas ou responsáveis legais de PcD, também foi ofertado linhas de financiamento de crédito na ação.
No local, foi entregue um cheque simbólico para Haroldo Souza Miranda, microempreendedor de vendas de roupas, calçados e perfumes. A ação é uma parceria da SEPcD com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).
Segundo a secretária da SEPcD, Selma Banes, as entregas são um meio de garantir os direitos PcD na sociedade. “Essa parceria é importantíssima para pessoas com deficiência ou para responsáveis atípicos. Nós estamos entregando hoje para um empreendedor para que ele possa ativar cada vez mais, desenvolver cada vez mais o seu empreendedorismo, é um incentivo à autonomia PcD, e essa parceria só é possível porque a SEPcD e a Afeam apoiam essa iniciativa”, pontuou a secretária.
Serviços
A população contou com serviços especializados para mais mobilidade e inclusão social, com a oferta do programa ‘Inclusão sobre Rodas’, por meio da orientação para a doação de cadeira de rodas no local.
Além disso, também estava disponível a solicitação da CIPcD, CIPTEA e do Passe Legal; orientação jurídica, para o Crédito Mais Inclusão e para empregabilidade PcD.
Governo Presente
Uma idealização do governador Wilson Lima, as edições disponibilizam os serviços das secretarias estaduais diretamente à população em uma ação coletiva. Entre as ações oferecidas estão: emissão de documentos, atendimentos de saúde, fomento econômico, linhas de crédito, e muito mais.
Foto: Amanda Postigo/SEPcD;