UniSave, plataforma de aprendizagem do Grupo Savegnago, criada em parceria com a Edusense, integra treinamentos presenciais e digitais, promove cultura de aprendizado contínuo e transforma o desenvolvimento profissional dos colaboradores do Grupo
O varejo alimentar é um dos setores mais dinâmicos e competitivos do país, exigindo das empresas eficiência operacional, excelência no atendimento e inovação constante. Esse cenário foi o ponto de partida para o Grupo Savegnago, maior rede supermercadista do interior paulista e 16ª maior do Brasil, repensar completamente a forma como desenvolvia seus mais de 13 mil colaboradores. Presente em 20 cidades, com mais de 70 unidades, a companhia entendeu que o aprendizado é um dos caminhos mais poderosos para transformar carreiras, fortalecer a cultura organizacional e sustentar o crescimento do negócio.
Com essa visão, o Savegnago iniciou uma parceria estratégica com a Edusense, edtech brasileira que combina os pilares de LXP (Plataforma de Experiência de Aprendizagem), LMS (Sistema de Gestão de Aprendizagem), IA, learning analytics e gestão de habilidades. Dessa união nasceu a UniSave, um ecossistema educacional robusto, inclusivo e conectado ao futuro, que combina treinamentos presenciais, formações técnicas e acadêmicas com uma ampla biblioteca de cursos digitais disponíveis a qualquer hora e em qualquer dispositivo. Para a liderança, os conteúdos foram definidos a partir de diagnósticos de aprendizagem e alinhados aos Planos de Desenvolvimento Individual (PDI), garantindo relevância e aplicação prática no dia a dia.
Superando o desafio de qualificar e engajar mais de 13 mil colaboradores para constituir uma cultura de desenvolvimento
O desafio era se consolidar como uma das grandes empresas do varejo alimentar para se trabalhar no interior paulista, sustentar a expansão com profissionais qualificados e fortalecer a liderança formando sucessores preparados para o futuro. A estratégia de implementação começou pelas lideranças, incluindo a oferta de bolsas de graduação para os líderes mais engajados, fator relevante diante que 60% deles ainda não possuíam ensino superior. Para ampliar o alcance, cada unidade passou a contar com um “Aliado da UniSave”, colaborador que foi capacitado para incentivar e apoiar as equipes locais.
Do sucesso do pré-lançamento da plataforma ao impacto total
O impacto foi imediato e no pré-lançamento, a plataforma alcançou 76% de adesão em apenas uma semana, ultrapassou a marca de 2.500 certificados emitidos e registrou que 82% de gerentes e diretores concluíram pelo menos um curso não obrigatório. Em apenas 15 dias, a participação já superava todas as expectativas iniciais. Nos três primeiros meses após o lançamento para todos os níveis e unidades, 71% dos colaboradores acessaram a plataforma e 61% concluíram ao menos um curso, superando o KPI inicial de 40% de adesão. Atualmente, a UniSave já impactou 92% dos colaboradores e emitiu mais de 50 mil certificados.
Os resultados também se refletiram na pesquisa Great Place To Work (GPTW). A afirmativa “O Grupo Savegnago me oferece treinamento ou outras formas de desenvolvimento”, evoluiu nove pontos, chegando a 84, superando o benchmark do setor de varejo. Além disso, a produção interna de conteúdos e a inclusão de patrocinadores geraram uma economia superior a R$ 500 mil no último ano, reforçando que a estratégia também foi financeiramente sustentável.
Para Vinicius Arakaki, cofundador e CEO da Edusense, a trajetória da UniSave mostra o poder de uma iniciativa que une tecnologia, aprendizado e cultura organizacional. “Quando a empresa transforma a aprendizagem em um movimento cultural, integrando líderes e equipes em torno do desenvolvimento contínuo, os resultados vão muito além dos números. O que o Savegnago fez com a UniSave molda o presente e prepara o futuro da organização e seus colaboradores”, comenta.
A consolidação da UniSave representa mais do que um projeto de treinamento e desenvolvimento, ela se tornou um pilar estratégico do Grupo Savegnago, incorporando a educação corporativa à rotina, fortalecendo o engajamento e preparando lideranças para os desafios de um mercado em constante transformação. Ao lado da Edusense, o grupo prova que investir em aprendizado contínuo é investir diretamente na sustentabilidade e no crescimento do negócio.
Para Jaciani Rizziolli, diretora de RH do Grupo Savegnago, a estratégia de engajar a alta e média liderança foi essencial para levar educação leve, divertida e interativa aos colaboradores. “Escolhemos a Edusense como parceira e temos certeza de que deu certo. Estamos muito felizes com essa parceria e esperamos que ela seja longa e duradoura”, destaca a executiva.
Sobre o Grupo Savegnago Supermercados
Criado em 1976, em Sertãozinho (SP), quando Aparecido Savegnago decidiu unir a família em torno de um sonho: oferecer um atendimento pautado no respeito e na proximidade com o cliente. Com esse propósito, a rede cresceu de forma consistente, expandindo de uma única loja para 63 unidades distribuídas em 20 cidades, atendendo cerca de 5 milhões de pessoas e gerando mais de 13 mil empregos diretos. Esse crescimento sólido e enraizado em valores familiares colocou o grupo na liderança do setor no interior paulista e entre as maiores redes supermercadistas do país.
Reconhecido por sua inovação, qualidade no atendimento e gestão de pessoas, o Grupo Savegnago acumula prêmios e certificações de relevância nacional, como o selo Great Place to Work, o Prêmio Automação da GS1 Brasil e a certificação de sustentabilidade da CHEP. Além disso, pelo quarto ano consecutivo, lidera o ranking de colaboração no Canal Supermercado do Advantage Group, alcançando excelência em parceria, execução e reputação. Esses resultados refletem o compromisso da rede com a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento de um ambiente de trabalho positivo, mantendo viva a promessa de seu fundador: crescer com respeito e dedicação às pessoas.
Sobre a Edusense
Fundada em 2018, a Edusense é uma edtech brasileira que transforma a educação corporativa com uma plataforma de aprendizagem completa, flexível e automatizada. Reconhecida como referência no setor, é tricampeã na categoria Edtech da 100 Open Startups, o maior ranking de startups da América Latina, e campeã da etapa brasileira do GESAwards, a maior competição global de edtechs, alcançando a final entre mais de 8.000 empresas de 135 países.
A plataforma da Edusense adota uma abordagem adaptativa ao ensino e aprendizagem, integrando inteligência artificial e análise de dados para personalizar experiências e atender às necessidades individuais de cada usuário. Além disso, oferece recursos avançados como gamificação, social learning, ferramenta de autoria, learning analytics, mobile learning e uma base de conhecimento, permitindo que cada cliente implemente sua própria estratégia educacional com autonomia e eficiência.
Com um DNA inovador, a Edusense está sempre em busca de novas tecnologias e metodologias para potencializar o aprendizado e impulsionar o desenvolvimento de pessoas e negócios. Além disso, mantém um crescimento sustentável e independente, sendo uma bootstrap, com mais de 100 clientes ativos em todo o país. Saiba mais em www.edusense.com.br