O Hamas deve libertar pelo menos 50 reféns com dupla cidadania ainda nesta segunda-feira (23) em troca de combustível, afirmam veículos da mídia israelense. Fontes exclusivas do i24News revelaram que membros da Cruz Vermelha já estão a caminho do local de transferência, que será na área de Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza.
A quantidade de reféns foi inicialmente revelada em uma matéria do New York Times pela manhã, que detalhava os termos de uma negociação mediada por autoridades dos Estados Unidos e do Catar, segundo um oficial militar sênior de Israel. No entanto, o acordo não inclui a libertação de um número maior de civis.
Durante a tarde, o i24News confirmou a operação e informou que, para que o acordo seja concluído nas próximas horas e a Cruz Vermelha possa chegar até os 50 reféns, não houve nenhum bombardeio realizado por Israel em Gaza nas últimas horas, conforme fontes.
Ao Haaretz, uma fonte familiarizada com as negociações disse que o número de reféns libertos pelo Hamas pode ser abaixo de 50 e que este número não fazia parte das negociações.
Também ao Haaretz, um membro do governo israelense disse que “Israel não participará da seleção para a libertação de reféns com passaporte estrangeiro”.