A revista científica Journal of Medical Case Reports publicou no final de setembro deste ano, um artigo onde médicos iranianos descreveram o caso de um paciente de 32 anos, que perdeu a visão do olho direito após tomar uma dose alta de sildenafila, mais conhecido como Viagra.
O paciente tomou 100 gramas da substância, o dobro do indicado para pacientes que possuem disfunção erétil. Assim que o medicamento fez efeito no organismo, ele foi perdendo a visão e foi levado ao hospital, onde o dano foi considerado irreversível.
“Vários casos sérios de acidentes com a retina causados por problemas vasculares já foram reportados pelo uso da substância, mas ainda não está claro qual é, exatamente, o papel do remédio no quadro”, escreveu um dos cientistas iranianos.
De acordo com a publicação, o paciente teve um coágulo na artéria e veias que transferem o sangue para o olho. Com a pressão causada pelo trombo, a retina se soltou do restante do olho. Antes de tomar a medicação em excesso, o homem estava saudável e não tinha histórico pessoal ou familiar de problemas de coagulação.