Um homem de 28 anos entrou na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Palmeira dos Índios, e quebrou a estátua de Jesus Cristo crucificado durante a celebração da missa de domingo (18). O ato violento impactou os fiéis (veja no vídeo acima).
O momento em que o homem entra na igreja e empurra a imagem, que está no altar, é gravado por uma câmera de circuito interno. Nas imagens, compartilhadas nas redes sociais, ainda é possível ver alguns fiéis indo na direção do homem para tentar contê-lo.
A Polícia Militar foi acionada, mas ao perceber que o rapaz apresentava sinais de transtornos mentais, pediu apoio ao Corpo de Bombeiros.
O homem foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade para receber atendimento médico, onde foi constatado que ele estava em surto psicótico, segundo informou o Corpo de Bombeiros.
Ao G1, o Padre Fábio Freitas, que rezava a missa, informou que o homem costuma frequentar a igreja, mas não aparentava ser um risco para ninguém. “Logo em seguida, que eu dei a bênção final, o rapaz entrou na igreja perturbado, muito diferente das outras vezes e já de forma agressiva, lançando ao chão alguns objetos, como recipientes de álcool em gel, e foi até a imagem de Jesus crucificado e lançou-a contra a parede, partindo em alguns pedaços”.
Depois ele imediatamente se encaminhou para outro ambiente, mas foi contido pelos fiéis que tentaram acalmá-lo, acionaram a Polícia Militar e informaram à família do homem, que relatou que ele possui comportamento violento em casa.
Segundo o Padre Fábio, a família dele relatou que já tentou interná-lo mas não consegue mantê-lo por muito tempo porque as instituições não o recebem ou dizem que ele não precisa de internamento.
A Pastoral da Comunicação da Paróquia informou que o homem, após ser medicado, retornou para assistir à missa da tarde no mesmo dia do surto.