Materiais desenvolvidos no País impulsionam uma fase marcada por procedimentos mais simples, seguros e centrados no bem-estar dos pacientes
O consultório odontológico deixou de ser lembrado apenas em situações de dor ou emergência e hoje faz parte da rotina de quem busca cuidar da saúde bucal, bem-estar e estética. Mais do que uma questão de aparência, o sorriso se tornou um reflexo direto da autoestima, influenciando a forma como nos apresentamos, interagimos e somos percebidos em diferentes contextos sociais e profissionais. Neste Mês do Dentista, a data reforça a importância desse olhar ampliado sobre a odontologia, que vai além da estética e está diretamente ligada à saúde e à qualidade de vida.
Estudo recente conduzido pela Universidade de Okayama no Japão, aponta que, entre idosos, por exemplo, a manutenção da saúde bucal está diretamente associada ao bem-estar psicológico e até mesmo ao tipo de alimento que pode ser consumido e, consequentemente, à qualidade de vida. Cuidar do sorriso, portanto, é também preservar a saúde integral em todas as fases da vida.
De acordo com Bianca Mittelstädt, CEO da FGM Dental Group, empresa referência global em soluções odontológicas e presente em mais de 100 países, as grandes marcas de produtos odontológicos têm papel essencial nessa transformação, ao investir continuamente em inovação e pesquisa. “A modernização da odontologia passa diretamente pelo avanço dos materiais e tecnologias disponíveis aos profissionais. Na FGM, esse compromisso se reflete em soluções como o sistema de implantes Aikkon, desenvolvido para oferecer uma implantodontia moderna e eficiente, com osseointegração acelerada, versatilidade e previsibilidade clínica, e também no Whiteness Perfect, clareador caseiro com dupla ação dessensibilizante, pH neutro e eleito seis vezes como o melhor pela Dental Advisor”, destaca a CEO.
Essa mudança de mentalidade é resultado da modernização da odontologia, impulsionada por novas tecnologias, materiais mais seguros e abordagens clínicas voltadas ao conforto do paciente. O ambiente do consultório também mudou: procedimentos antes longos e desconfortáveis hoje são realizados com agilidade e mínima intervenção. Já é possível fazer clareamentos supervisionados em casa com menos sensibilidade, e realizar implantes em etapas reduzidas, em determinados casos clínicos. Até mesmo o atendimento infantil acompanhou essa evolução, pois novas técnicas e soluções ajudam a reduzir o medo das crianças, tornando as visitas ao dentista mais leves e educativas. O resultado é uma geração que cresce com menos ansiedade e mais consciência sobre a importância da prevenção.
Essa fase reflete um novo olhar sobre o cuidado com a saúde: mais humana, acessível e integrada ao bem-estar geral. O avanço de técnicas e materiais não apenas amplia as possibilidades clínicas, mas também fortalece a relação de confiança entre pacientes e profissionais. Hoje, o consultório é um espaço de prevenção e acolhimento onde tecnologia e ciência se unem para promover qualidade de vida em todas as idades.
Sobre a FGM Dental Group
Fundada em 1996, a FGM Dental Group é uma empresa brasileira reconhecida globalmente por sua excelência e inovação em soluções odontológicas. Presente em mais de 100 países, lidera o mercado de clareadores dentais no Brasil e em outros 15 países, com a renomada para a linha Whiteness, na qual se destaca o Whiteness Perfect, eleito por seis anos consecutivos o melhor clareador caseiro nos Estados Unidos pela Dental Advisor. Seu portfólio inclui produtos para estética, implantes e biomateriais, todos desenvolvidos com base científica e foco em alta performance. A FGM investe continuamente em pesquisa, capacitação profissional e melhoria contínua, consolidando-se entre as principais marcas globais do setor odontológico.




