O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que não suspenderá os benefícios de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração devido à falta de prova de vida presencial. Desde fevereiro de 2022, a responsabilidade de comprovar que o cidadão está vivo passou a ser do INSS.
A medida surge em meio à procura por atendimento nas agências da Previdência, impulsionada por um comunicado enviado pelo aplicativo Meu INSS e pela rede bancária a 2.961.868 segurados nascidos em janeiro e fevereiro. Esses segurados não tiveram seus dados validados durante o cruzamento de informações. No total, 4.351.557 pessoas com datas de aniversário de janeiro a março estão na mesma situação.
É importante destacar que o comunicado enviado aos segurados estava previsto na rotina para informar aos aposentados e pensionistas que ainda não foram encontrados nos registros, por isso a comprovação de vida não foi confirmada.
Os aposentados e pensionistas não precisam se deslocar ao banco onde recebem o pagamento ou a uma agência da Previdência. O próprio INSS realizará uma busca ativa, dirigindo-se ao endereço indicado no cadastro do segurado. Por essa razão, manter os dados atualizados é fundamental.
É crucial salientar que o cruzamento de dados do beneficiário do INSS com as informações na base do governo é necessário para evitar suspensões de benefícios aleatórias, como ocorreu no passado. O INSS está em busca de mais bases de dados em diversos órgãos para ampliar o cruzamento de informações e garantir a continuidade dos benefícios aos segurados.
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