Palestras e ações comunitárias conscientizaram estudantes e moradores sobre impactos ambientais e uso sustentável do solo
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Anamã (Semma), concluiu nesta sexta-feira (05/09) uma série de palestras e atividades educativas voltadas para a preservação ambiental, alcançando 1.510 alunos e comunitários na sede e nas comunidades rurais do município, localizado a 165 quilômetros de Manaus.
Realizadas entre os dias 1º e 5 de setembro, as atividades envolveram estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental I e II, professores e moradores das comunidades locais. O objetivo principal foi conscientizar sobre os impactos das queimadas e do desmatamento, além de apresentar alternativas sustentáveis de uso do solo.
O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destacou a importância das ações de sensibilização. “A aplicação de palestras e atividades práticas permite que alunos e moradores entendam os riscos das queimadas e do desmatamento. É uma forma de garantir que o uso dos recursos naturais seja responsável e que a biodiversidade do Amazonas seja preservada”, afirmou.
Segundo o assistente ambiental Gilmar Ribeiro, da Gerência de Educação Ambiental (Geam/Ipaam), o trabalho é estratégico para envolver as famílias e reforçar a prevenção às queimadas ilegais. “Cada aluno que recebe orientação leva essa conscientização para a sua família. Levar informação às novas gerações é investir no futuro da floresta e das comunidades locais”, explicou.
Durante as palestras, foram abordados temas como os impactos das queimadas na saúde e no clima, o desmatamento ilegal e alternativas sustentáveis de uso do solo.
Segundo dados do Centro de Monitoramento Ambiental de Áreas Protegidas (Cmaap/Ipaam), em 2024 foram registrados 35 focos de calor em Anamã, enquanto em 2025, até 2 de setembro, não houve registros. Os dados sobre desmatamento e focos de calor são monitorados pelo Ipaam e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), com base nos sistemas de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) e do Programa de Queimadas (BD Queimadas) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
A programação das atividades incluiu palestras em escolas municipais e estaduais, divididas por faixa etária, e encerrou-se com ações comunitárias. Pela manhã desta sexta-feira, a equipe do Ipaam realizou atividades na comunidade Arixi, reunindo alunos e moradores das localidades Novo Brasil, Alexandre e Arixi. Em seguida, as ações se encerraram na cidade de Anamã com o plantio de mudas na Praça da Prefeitura e no canteiro do bairro Nova Estrada.
FOTO: Divulgação/Ipaam