A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, criticou, nesta segunda-feira (8), os ataques do empresário Elon Musk ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Para ela, as publicações do bilionário atacam “a soberania brasileira”, e representam não só “uma ação coordenada contra a democracia”, mas também “uma ação que visa lucro”.
Na rede social X, onde Musk escreveu as declarações criticadas pela primeira-dama, Janja disse que “liberar contas que haviam sido bloqueadas por decisões judiciais é um desrespeito a uma decisão do judiciário brasileiro. Esses perfis são utilizados para disseminar fake news, ódio e misoginia, e também para sustentar a tentativa de golpe do 08 de janeiro de 2023”.
Para Janja, a postura do empresário, que não “surpreende”, demonstra uma “articulação da extrema-direita, que tenta corroer nossa sociedade”. Isso porque Musk disse, neste domingo (7), que Moraes deve “renunciar ou sofrer um impeachment” por trair “descaradamente e repetidamente a Constituição e a população do Brasil”.
A primeira-dama defende a regulamentação das big techs que controlam as redes sociais, pauta reacendida no Congresso que deve analisar o projeto das fake news, e afirma, concordando com o ministro do STF, que as “redes sociais não são terra sem lei! E as plataformas, além de obedecerem às decisões judiciais de cada país, devem ser responsabilizadas pelos crimes cometidos dentro dela”.
AMPOST