Ciência, sustentabilidade e práticas integrativas são os temas da VI Jornada Farmacêutica da Universidade Nilton Lins, que acontece a partir desta terça-feira (21) no campus da instituição no bairro Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul de Manaus.
De acordo com os organizadores, o evento tem como foco desenvolver o alinhamento entre a atuação farmacêutica e o paradigma da Saúde Única, que conecta saúde de forma integrada e destaca o potencial da biodiversidade amazônica como fonte de inovação por meio da atualização científica e prática de estudantes e profissionais.
A programação inclui palestras, mesas-redondas e minicursos teórico-práticos em diferentes eixos (clínica, hospitalar, comunitária, cosmetologia e pesquisa clínica), conduzidos por docentes, pesquisadores e profissionais convidados.
No primeiro dia, os destaques da programação são o minicurso “Farmácia Clínica na Saúde Integrativa, da anamnese à prescrição magistral” e a palestra “Cosméticos e Saúde: inovação e promoção do bem-estar” no auditório Vânia Pimentel.
QUALIDADE DOS MEDICAMENTOS
No segundo dia (22), a programação inclui a palestra “Atuação do farmacêutico em saúde mental”, além dos minicursos “Atendimento farmacêutico no balcão de drogaria” e “O papel do farmacêutico na qualidade dos medicamentos”.
Já no dia 23, no encerramento da jornada, a programação tem as palestras “Papel da indústria farmacêutica nacional e o impacto na saúde única”, o minicurso “Biologia molecular das doenças infecciosas ” e a palestra “Entre a máquina e o olhar humano: a automação como aliada”.
O evento é aberto ao público e está com inscrições abertas no site https://cursosextensao.niltonlins.br/.