Recentemente, um grupo de jovens e adolescentes imigrantes venezuelanos, teve a oportunidade única de participar da Oficina de Introdução ao Documentário, na Associação de mulheres imigrantes venezuelanas AS ACOMPAÑADAS, localizada no bairro do Mauazinho uma experiência no universo audiovisual que, permitiu que esses jovens aprendessem a contar suas próprias histórias de vida através da arte do documentário.
Os participantes puderam aprender desde a concepção da ideia até as etapas finais de montagem, passando pela pesquisa, planejamento e execução, além de compreenderem o impacto social e cultural dessa linguagem cinematográfica.
A oficina foi conduzida por Claudilene Siqueira, que através de meios práticos como o celular, incentivou os participantes a usarem o documentário como ferramenta para resgatar e compartilhar suas próprias histórias de imigração, desafios e superações. “Esta oficina foi um esforço para promover a inclusão e a expressão cultural.”, afirmam Elen Lint e Riane Nascimento, coordenadoras do projeto.
A oficina de INTRODUÇÃO AO DOCUMENTÁRIO é fruto da contrapartida do projeto RENASCIDOS, contemplado no Edital n.º 004/2023 – Concurso Prêmio Manaus Identidade Cultural – Audiovisual,