Com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Pará), o professor e pesquisador paraense Paulo Pinho lançou, nesta quarta-feira (19/11), o livro A Belém dos Nossos Sonhos. A obra propõe uma reflexão sobre os caminhos possíveis para transformar Belém em uma cidade mais cidadã, inclusiva e próspera, a partir de uma estratégia socioambiental de desenvolvimento. O lançamento ocorreu na sede da Federação, em Belém. Todo o valor arrecadado com a venda dos livros será revertido para a Associação Amigos de Belém.
Dividido em três capítulos, o livro parte de uma visão ampla sobre o papel das cidades no mundo até chegar à realidade local. No primeiro capítulo, Pinho apresenta conceitos e dados sobre urbanização e discute como os centros urbanos podem ser protagonistas na solução de desafios ambientais globais. O segundo capítulo dá voz aos moradores, que respondem a perguntas como “qual a sua lembrança de Belém?” e “qual a Belém dos seus sonhos?”, em um convite à reflexão e à ação coletiva. A obra se encerra com os sonhos e expectativas desses cidadãos, em um apelo para que a sociedade una esforços na construção de uma cidade melhor para todos.
Segundo o autor, a motivação surgiu do desejo de inspirar um movimento de transformação a partir da escuta e da cooperação. “Percebi que precisamos nos organizar enquanto sociedade para ouvir mais vozes, reunir demandas e construir um pacto coletivo de ação. Quando se começou a falar que Belém seria a sede da COP30, percebi que essa era uma janela de oportunidade para discutirmos a nossa cidade e, principalmente, para avaliarmos onde estamos e, a partir da nossa história, olharmos para o futuro e, juntos, voltarmos a sonhar e agir em prol de resultados socioambientais de causas coletivas. Essa é a principal mensagem do livro”, afirmou Pinho.
Para o presidente da FIEPA, Alex Carvalho, que assina o prefácio do livro, a obra representa um chamado à ação para todos que acreditam no potencial de Belém e na força da união em torno de um propósito comum. “É uma grande satisfação receber o livro do professor Paulo neste momento tão simbólico para nós. Nada melhor do que coroar nossa participação na COP30 reconhecendo a dedicação e o compromisso que ele tem demonstrado ao longo de sua trajetória. Paulo sempre levantou, com convicção, a bandeira da sustentabilidade, articulando consciência social, responsabilidade econômica e compromisso ambiental. Esse tripé é essencial para transformarmos a realidade que está posta diante de nós e para fazermos da sustentabilidade um vetor de desenvolvimento socioeconômico. Registro aqui meu sincero reconhecimento à sua história e ao seu entusiasmo por construir uma Belém mais justa, próspera e alinhada ao futuro que todos desejamos”, destacou Alex Carvalho.
Sobre o autor — Paulo Pinho é doutor em Ciências Ambientais pela Universidade de São Paulo (PROCAM/USP), com estágio de doutorado na Universidade de Trier (Alemanha). É engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em Engenharia Urbana pela UFSCar e especialista em Controle da Poluição Ambiental pela FSP/USP. É autor de três livros com temas ligados à sustentabilidade, políticas públicas e planejamento urbano, além de ser líder RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade) e RenovaBR, movimentos de formação de lideranças políticas.
Foto: Ricardo Oliveira (FIEPA)




