A edição especial do Jornal Nacional da última quinta-feira (24), apresentada por Renata Vasconcellos direto de Manaus, causou comoção positiva em boa parte do público, mas também gerou indignação após um comentário preconceituoso viralizar nas redes sociais.
Logo após a exibição, um internauta publicou: “Lugar feio do caraii… todo mundo com cara de índio”. A frase gerou uma onda de críticas e reacendeu o debate sobre o preconceito que ainda atinge a população do Norte do país.
A transmissão fez parte das comemorações dos 60 anos da TV Globo, que nesta semana levou o Jornal Nacional para dentro de lares brasileiros em diferentes regiões. Em Manaus, a família Alves foi escolhida para representar o Norte.
Enquanto William Bonner segue no estúdio do Rio de Janeiro, Renata Vasconcellos visita as cidades e apresenta o telejornal direto das casas das famílias. A proposta é mostrar a diversidade do país por meio da rotina dos brasileiros.
Apesar da intenção do projeto, o comentário ofensivo mostrou que ainda há resistência e desinformação sobre a realidade do Norte. O caso ganhou repercussão e levantou discussões sobre como moradores da região ainda enfrentam estigmas relacionados à aparência, cultura e modo de vida.
Fonte: AM POST