Mais de 6 mil estudantes dos 5º e 9º anos do ensino fundamental da Prefeitura de Manaus participaram, nesta quarta-feira, 25/10, do primeiro dia do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Ao todo, 54 escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizaram a avaliação, com a duração de duas horas e trinta minutos, seguindo até o início de novembro e terá a participação de mais de 34 mil alunos de 309 escolas que participarão da avaliação.
A Semed realizou, desde março, atividades voltadas à preparação dos alunos para o Saeb. O Educa+Manaus fez o diferencial para essa preparação com simulados, 6º tempo, formações específicas, sequências didáticas, acompanhamento familiar e o viradão Saeb.
A secretária de Educação, professora Dulce Almeida, disse ter certeza do sucesso que será o Saeb, que o esforço dos professores, dos alunos, dos familiares e de toda equipe da Semed mostrará o resultado.
“Eu tenho a plena convicção de que as nossas crianças estão totalmente preparadas para esta avaliação. Eu sei que o nervosismo pode tomar conta, mas estamos confiantes no excelente resultado que nós teremos e isso se deve ao compromisso dos professores, dos alunos, dos familiares e de toda equipe da Semed, que foram incansáveis durante todos esses meses”, comentou Dulce.
Na escola municipal Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, no bairro Presidente Vargas, na zona Sul da cidade, 47 estudantes do 5º ano realizaram a prova.
“Nós estamos muito confiantes para essa avaliação. Desde o início do ano, foram realizadas várias atividades que preparam os alunos para esse momento com simulados e várias outras ações. Eles estavam ansiosos e tenho certeza de que todos sairão muito bem”, disse a gestora da unidade, Regeane Benevides.
Ao fim da prova, o aluno Robert Souza falou como foi a experiência. “A prova estava muito fácil, eu e todos os meus amigos conseguimos responder todas as questões. O simulado estava muito mais difícil, tenho certeza de que a nossa nota será dez”, disse confiante o estudante.
Saeb
É um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudo e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
São avaliações voltadas para as turmas dos 5º e 9º anos do ensino fundamental com conteúdo de língua portuguesa e matemática. A prova é aplicada por avaliadores externos, que não fazem parte da rede municipal de educação.
— — —
Texto – Érica Marinho/ Semed