A Prefeitura de Manaus realizou, na quinta-feira, 5/10, a 2ª avaliação diagnóstica voltada aos estudantes do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, com faixa etária de 7 a 9 anos, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A prova aconteceu em 316 unidades de ensino da rede municipal de ensino e contou com a participação de mais 73 mil alunos, sendo mais de 24.121 alunos do 1º ano; 24.938, do 2º ano; e 24.546, do 3º ano.
A avaliação é uma ação-piloto, que começou em 2023. A primeira edição deste ano aconteceu no mês de fevereiro, envolvendo mais de 73 mil estudantes também na fase de alfabetização. A segunda avaliação teve o mesmo número de participantes.
Coordenada pela Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM), o intuito desse diagnóstico é avaliar as habilidades e competências desenvolvidas pelos estudantes nos componentes curriculares de língua portuguesa e matemática na fase de alfabetização, segundo o chefe da DAM, Leandro Anjos.
“A avaliação possui o objetivo de diagnosticar as habilidades desenvolvidas pelos estudantes em língua portuguesa e matemática, visando o monitoramento do processo de alfabetização e letramento matemático da rede municipal de ensino, sendo questões de múltipla escolha e de resposta construída, tanto em língua Portuguesa quanto em matemática, de acordo com as habilidades a serem aferidas, totalizando 20 questões”, declarou Leandro.
Na segunda avaliação, aplicaram a prova 34 unidades da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Centro-Sul, 42 da DDZ Leste I, 43 da Leste II, 38 da Norte, 44 da Oeste, 79 da rural e 36 da Divisão Oeste, da rede municipal de ensino.
Umas das unidades que aplicou a avaliação foi a escola municipal Cândido Honório, no bairro Alvorada, zona Oeste. Na unidade, participaram dez turmas de aula e um total de 300 alunos. Segundo o gestor José Francisco da Silva, a avaliação é importante para a secretaria conseguir saber o que precisa ser melhorado no trabalho feito com os alunos atendidos pela rede municipal de ensino nessa fase de alfabetização.
“É importante que ela exista e a vejo como um passo positivo da secretaria, porque, por exemplo, com ela, conseguimos verificar como está a atual situação dessas crianças de 1º ao 3º e, com isso, podemos melhorar e desenvolver o nosso planejamento estratégico, para que, até o final do ano, a gente possa dar mais um passo à frente no processo de aprendizagem desses alunos”, disse o gestor José Francisco.
A prova foi composta por 20 questões, distribuídas em dez de língua portuguesa e dez de matemática. Para os alunos da escola Cândido Honório, as questões não estavam complicadas, como bem salientou o aluno Naran Batista, de 7 anos, do 1º ano do ensino fundamental. “Achei as questões fáceis e acho que fiz uma boa prova”, afirmou o aluno do 1º ano, Naran Batista, de 7 anos.
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Texto – Emerson Santos/ Semed