Gestores e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), participam, até esta sexta-feira, 10/11, da 17ª edição da Expoepi, a Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças, em Brasília (DF). O evento, coordenado pelo Ministério da Saúde (MS), tem como objetivo promover a troca de experiências e premiar iniciativas que contribuem para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no campo da Vigilância em Saúde.
A titular da Semsa, Shádia Fraxe, estará na abertura do encontro, programada para as 19h, desta terça-feira, 7/11, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, e segue participando da programação com outros oito representantes das áreas de Gestão da Saúde, Inteligência de Dados e Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Manaus.
“A troca de experiências contribui para o aprimoramento das práticas em saúde pública e o propósito na gestão municipal é que a prestação de serviços aos nossos usuários seja, a cada dia, mais qualificada e com melhores resultados em saúde e qualidade de vida”, afirmou Shádia, destacando a importância da participação de gestores e técnicos municipais em fóruns que visam a melhoria do SUS.
Dos dois trabalhos que serão apresentados no evento, o primeiro deles é o “Uso de Ferramentas SIG para Geolocalização e Confecção de Rotas para Vacinação Domiciliar de Influenza em Idosos na Cidade de Manaus em 2000”, que tem como autor principal o servidor da Diretoria de Inteligência de Dados, Bruno Barros de Oliveira.
O segundo trabalho é a “Previsão e variações sazonais da tuberculose pulmonar com base em um modelo híbrido de séries temporais: o que ainda não sabemos sobre o comportamento da doença em uma área tropical da Amazônia, Brasil?”, baseado na dissertação de mestrado do servidor Alexandre Inomata, da Diretoria da Vigilância Epidemiológica.
Dividida em três modalidades – experiências bem-sucedidas no enfrentamento de problemas epidemiológicos; trabalhos técnico-científicos desenvolvidos por profissionais do SUS; e ações de movimentos sociais no âmbito da prevenção de doenças – a 17ª Expoepi será aberta com a palestra “20 anos da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA): conquistas e desafios”, de Jarbas Barbosa, diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Os três dias consecutivos de programação, de 8 a 10/11, terão mesas-redondas, painéis e mostras voltadas para emergências em saúde pública, doenças negligenciadas, saúde digital, doenças crônicas não transmissíveis, doenças sexualmente transmissíveis, doenças imunopreveníveis, desinformação sobre vacina, políticas públicas e vulnerabilidades em saúde, entre outros temas.
— — —
Texto – Andréa Arruda / Semsa