A unidade é a nona do franqueado Diego Lucas, que vê no suporte da marca um fator decisivo para enfrentar os desafios do varejo de moda
A Mapa da Mina Acessórios, rede especializada em semijoias com produção própria, inaugura unidade no Shopping Grande Rio, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense (RJ). A loja já é a nona unidade administrada pelo franqueado Diego Lucas no estado, que também está à frente de um quiosque no mesmo shopping, e destaca sua posição como um dos empreendedores mais bem-sucedidos da marca.
A Mapa da Mina Acessórios é reconhecida no segmento, ao oferecer semijoias com materiais antialérgicos e folheadas com três camadas de Ouro 18k, Prata 925 ou Aço Inoxidável, que garantem alta durabilidade e um visual sofisticado.
Para Diego, a escolha pelo shopping levou em consideração o movimento local: “A região oferece um grande fluxo de pessoas e uma circulação intensa, características que identificamos como propícias para a abertura de novos negócios. É também um local de fácil acesso, que me permite acompanhar a operação de perto“, explica o empresário. A preferência por uma loja física, visa oferecer uma experiência de compra mais completa e confortável ao cliente.
A trajetória de Diego Lucas com a Mapa da Mina começou há oito anos, quando ele e sua esposa, Viviane Marques, decidiram investir a reserva financeira em uma unidade que enfrentava desafios no Shopping Carioca. De lá para cá, a sociedade transformou a aposta em uma bem-sucedida operação com múltiplas lojas. “Empreender no setor de moda é um desafio constante. Exige dedicação integral. O profissional deve estar sempre presente e com olhos atentos a todos os detalhes“, compartilha o franqueado.
Sobre as vantagens de investir em uma franquia já estabelecida, o empreendedor é destaca o suporte oferecido pela marca. “A grande vantagem é o suporte contínuo. Na Mapa da Mina, não somos vistos apenas como números. Existe um relacionamento humano e um apoio muito sólido da matriz, o que foi crucial para nosso crescimento até aqui“, afirma Diego. O faturamento médio das unidades gira em torno de R$ 50 mil mensais, com um prazo estimado de retorno do investimento entre 18 e 36 meses.
De acordo com dados do Statista, o mercado de vestuário (Apparel) no Brasil deve movimentar US$ 34,33 bilhões em 2025, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 3,23% entre 2025 e 2029. Só em produtos destinados ao público feminino, o levantamento prevê a geração de US$ 17,10 bilhões em 2025, com crescimento anual de 3,26%, e um consumo per capita médio de 3,7 peças.
Ao comentar sobre o momento atual para quem deseja abrir um negócio, Diego demonstra cautela, projetando que 2025 trará mais desafios do que oportunidades. No entanto, ele vê no modelo de franquia uma segurança maior para enfrentar um mercado competitivo. “Um bom empreendedor é aquele que busca arriscar, sair da sua zona de conforto, experimentar e aprender. Fazer parte de uma rede oferece um caminho mais estruturado nesse processo, com marca reconhecida, processos definidos e compras centralizadas, o que reduz a margem de erro“, recomenda o profissional.
Serviço:
Mapa da Mina Acessórios – Unidade Shopping Grande Rio
Local: Shopping Grande Rio
Endereço: R. Maria Soares Sendas, n° 111, Parque Barreto, São João de Meriti – RJ
Horário de funcionamento: Segunda a sábado, das 10h às 22h | Domingos e feriados, das 13h às 21h.
Contato da loja: (21) 99541-0387
Sobre a Mapa da Mina Acessórios
Fundada em 1995 pelo casal Elisangela Machado e Jamil Machado, no município de Duque de Caxias (RJ), é hoje uma rede brasileira com destaque na fabricação e venda especializada de semijoias. Recebeu o selo de excelência pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) por dois anos consecutivos, em 2024 e 2025. No franchising desde 2012, possui dois modelos de negócio: loja e quiosque. Conta com mais de 50 operações e 500 revendedores, com faturamento médio mensal de R$ 50.000,00 e prazo de retorno de investimento entre 18 e 36 meses e capital de giro de R$ 20.000,00.




