Um dos principais eventos esportivos de Manaus, a Meia Maratona Sustentável do Amazonas chega à sua quinta edição no próximo domingo, dia 18, com a inédita participação gratuita de 2 mil atletas. A largada será na Ponte Rio Negro, um dos cartões-postais da cidade. A competição contará com três percursos, de 6, 10 e 21 quilômetros, garantindo opções para todos os níveis de corredores.
“A Meia Maratona é mais do que uma competição esportiva. É um evento que inspira a busca por uma vida mais saudável e ativa, incentivando o bem-estar de todos os participantes”, comenta a diretora do Instituto de Educação, Cultura, Pesquisa e Sustentabilidade da Amazônia (Iepes), Eliana Cássia de Souza. A entidade é o braço filantrópico do Centro de Ensino Técnico (Centec), idealizador da corrida.
“Além dos benefícios para a saúde, essa iniciativa reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento do estado, promovendo práticas ecologicamente responsáveis e estimulando o turismo esportivo”, complementa.
As inscrições gratuitas para a Meia Maratona Sustentável do Amazonas abriram no dia 3 de abril e as 2 mil vagas esgotaram em menos de cinco minutos, demonstrando a alta demanda por eventos como esse em Manaus. A limitação de vagas foi necessária para garantir a segurança de todos os participantes. Para concorrer aos percursos de 6 e 10 quilômetros, é necessário que o atleta tenha pelo menos 16 anos completos. Já para o trajeto maior, de 21 quilômetros, é preciso ter ao menos 20 anos completos.
A inédita gratuidade na Meia Maratona Sustentável está sendo possível graças à Lei de Incentivo ao Esporte (Lei n.º 11.438/06). A legislação permite que recursos provenientes de renúncia fiscal sejam aplicados em projetos esportivos e paradesportivos. “Com esse apoio, ampliamos o acesso à prática esportiva e promovemos um evento que incentiva a saúde, a inclusão e a sustentabilidade para ainda mais pessoas”, comenta a também diretora do Iepes, Juliana Nakano, responsável pela elaboração do projeto via Lei do Esporte.
Em 2024, a Meia Maratona Sustentável do Amazonas foi agraciada com o troféu de prata no Prêmio Nacional de Gestão Educacional (PNGE), a principal condecoração do setor no Brasil. A premiação ocorreu na categoria ‘responsabilidade social’. Neste ano, a escola venceu o prêmio pela segunda vez, desta vez com o projeto ‘Centec Social’, que inclui ações de assistência social e oferta gratuita de serviços a públicos vulneráveis.
Entrega de kit
Os atletas inscritos para a Maria Maratona Sustentável poderão retirar seus kits nos dias 15 e 16 de maio, na sede do Centec, localizada na avenida Djalma Batista, nº 646 – bairro São Geraldo. A entrega será feita em dois turnos: quarta-feira (15), das 13h às 19h, e quinta-feira (16), das 9h às 19h. Para a retirada, é necessário apresentar um documento oficial com foto e o comprovante de inscrição emitido pela plataforma Ticket Sports.
O kit é composto por camiseta em tecido tecnológico, número de peito, viseira, sacochila, squeeze e chip eletrônico de cronometragem. A organização reforça que a retirada é pessoal e impreterível nas datas indicadas.
Competição
Todos os candidatos receberão medalhas de participação que poderão ser retiradas no local, logo após a corrida, ou até 30 dias corridos posteriormente à realização do evento. A prova terá a duração máxima de 3h para o percurso de 21 quilômetros e 1h25 para os trajetos de seis e 10 quilômetros.
Poderão participar da corrida atletas de ambos os sexos, profissionais e amadores, cadeirantes e pessoas com deficiência visual, regularmente inscritos conforme o regulamento.
Para o percurso de 21 quilômetros, a saída será às 5h30. Em seguida, sairão os atletas com deficiência visual ou que utilizam cadeiras de rodas, às 6h. Por fim, sairá o público geral para o trajeto de seis e dez quilômetros, às 6h05.