O Rio Parque surge em Tijucas como símbolo da nova era do urbanismo, que em vez dos ultrapassados bairros-dormitórios, lança um modelo híbrido que une moradia, trabalho, lazer e comércio em meio à natureza e em frente às águas do litoral catarinense. Inspirado em tendências internacionais, o empreendimento, que terá seu lançamento oficial ainda em 2025, aposta em espaços verdes, conectividade e vitalidade urbana como pilares para gerar qualidade de vida, pertencimento e valorização imobiliária consistente no longo prazo.
Outubro, 2025 – “O morar híbrido não é uma tendência passageira, mas uma resposta estrutural às novas formas de viver e trabalhar”, afirma Nara Schütz, especialista em placemaking e varejo para bairros planejados, já participou de projetos de sucesso como o Passeio Pedra Branca, o Multi Open Shopping, o Viva Park, entre mais de 30 projetos em Santa Catarina. A percepção da especialista traduz um movimento global em curso: a transformação dos tradicionais bairros-dormitórios em espaços completos, onde moradia, trabalho, lazer e serviços se encontram em harmonia. Com o avanço do home office, mudanças nos hábitos de consumo e a busca por mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional, cresce a demanda por bairros planejados que entreguem qualidade de vida e infraestrutura de forma integrada.
Estudos internacionais, incluindo análises do Urban Land Institute, organização global de pesquisas, indicam que bairros e empreendimentos que integram espaços verdes e uso misto, que combinam moradia, comércio e serviços, tendem a ser mais resilientes, gerar maior qualidade de vida e sustentar a valorização imobiliária no longo prazo. Para Nara, esse desenho urbano impacta também, diretamente, a rotina das pessoas. “Quando planejamos bairros que reduzem deslocamentos, aproximam pessoas e oferecem áreas verdes, estamos contribuindo para mais saúde mental, mais sensação de pertencimento e menos isolamento. Esse é o verdadeiro valor de projetos como o Rio Parque”, analisa.
Tijucas no mapa da inovação urbana
Com 460 mil metros quadrados, o Rio Parque será implantado às margens dos rios Oliveira e Tijucas e nasce com a proposta de ser um bairro híbrido, onde será possível morar, trabalhar, fazer compras e conviver em meio à natureza. Para Nara, que tem mais de 20 anos de experiência no setor de urbanismo, o segredo para dar vida a esse modelo está no comércio de proximidade. “O comércio local é a alma de uma comunidade. Ele gera encontros, ativa a rua e traz centralidade. É isso que transforma um loteamento em um bairro de verdade, vibrante e humano”, explica.
Estrutura para o novo morar
O Rio Parque contará com cabeamento subterrâneo, sistema de drenagem moderno, ruas arborizadas, áreas comerciais e serviços essenciais, além de um parque linear de dois quilômetros aberto ao público às margens do rio. O modelo reduz a dependência de deslocamentos longos e cria um ecossistema urbano conectado à natureza, ao comércio e ao bem-estar.
Segundo Ricardo Laus, fundador da Novo Ambiente Urbanismo, empresa responsável pelo empreendimento, a essência do projeto está justamente em entregar esse novo padrão de vida. “Estamos preparando um empreendimento completo, onde as pessoas possam trabalhar de casa com infraestrutura de qualidade, se deslocar com segurança e encontrar, no mesmo espaço, opções de lazer, compras e convivência”, afirma.
Com lançamento previsto ainda para 2025, o Rio Parque será implantado em fases e deve se tornar um marco na transformação urbana de Tijucas, município que desponta como nova fronteira de valorização imobiliária em Santa Catarina. Além de atrair investidores, o projeto tem como proposta fortalecer a relação da cidade com o rio e oferecer aos moradores um estilo de vida alinhado às principais tendências globais de urbanismo.
Sobre a Novo Ambiente Urbanismo
A Novo Ambiente Urbanismo foi idealizada por Ricardo Laus, profissional com mais de 20 anos de experiência no setor e participação em projetos que somam mais de 4 mil lotes entre lançados e entregues. Ao lado de Jaqueline de Souza Laus, responsável pelas áreas de marketing e relações institucionais, a empresa atua no desenvolvimento de bairros planejados com foco em qualidade de vida, integração com a natureza e alto potencial de valorização. Naturais de Tijucas (SC), os fundadores acompanham de perto a evolução da cidade e têm como missão contribuir para um crescimento urbano sustentável e bem estruturado.
www.novoambienteurbanismo.com