A luta por igualdade entre homens e mulheres é muito antiga. A brasileira Bertha Lutz, que viveu no século passado, foi fundamental pra conquista do direito ao voto feminino e à licença maternidade.
A Sandra Nalli, que mora em Campinas, abre caminhos para as mulheres em uma profissão considerada bem masculina.
E teve um momento em que essa carreira virou missão. De 2010 para 2011, Sandra começou a dar aula dentro da Fundação Casa, instituição em São Paulo que recebe menores infratores.
“Eu pensei aqui tem meninos que tem recuperação e se de repente eu levar um pouco de tudo, meu conhecimento de mecânica para esses jovens, talvez eu consiga recuperar alguns e empregá-los. A gente conseguiu formatar um curso de mecânica dentro da Fundação Casa no primeiro momento, e esse curso depois acabou saindo da Fundação. Aí aluguei uma salinha bem pequenininha, bem simples. E, para minha surpresa, começaram a aparecer pessoas que queriam comprar o curso. Eu falei: isso pode ser um negócio, além de um projeto social”, destaca Sandra.
Conheça a história de Bertha e Sandra no primeiro episódio desta temporada de ‘Mulheres Fantásticas’ no vídeo acima.
Ouça os podcasts do Fantástico
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida. Toda segunda-feira tem episódio novo.
FONTE: G1