O novo posto de vacinação montado pela Prefeitura de Manaus no Terminal de Integração 6 (T6), localizado na avenida Comendador José Cruz, no bairro Lago Azul, começou a funcionar no último sábado, 17, no horário das 9h às 16 horas, com as duas modalidades de atendimento, sendo três estações de drive-thru e uma fixa, para atender as pessoas que não possam ir em carros. Ele substitui o ponto que funcionou na Universidade Nilton Lins, desativado a partir desta data.
A chefe da Divisão de Imunização da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes, explicou que a prefeitura sentiu a necessidade de levar a vacinação para mais perto da população da zona Norte, que concentra mais de meio milhão de pessoas, facilitando o acesso de quem mora naquela região ao posto de vacinação.
“Montamos esse novo posto de vacinação por determinação do prefeito David Almeida para criar mais uma opção a população da zona Norte, uma das áreas mais populosas da cidade. As pessoas que estavam agendadas para a Nilton Lins, no dia de hoje (sábado, 17), foram orientadas a vir para esse novo posto. Quem vai vacinar a partir de segunda-feira, já encontrará seu agendamento no Imuniza Manaus direcionado para cá”, explicou Isabel. “Também as pessoas que estejam agendadas para algum dos outros pontos, mas que aqui seja mais perto, elas podem vir para esse posto, bastando apresentar um documento de identificação, com foto, e no caso de comorbidades, o laudo que ateste a condição de saúde”, completou.
O autônomo Antônio Orlando de Assis aprovou o novo posto que, segundo ele, ficou bem perto de casa. “Moro bem aqui, ‘ao lado’, e a primeira vez que me vacinei foi lá no posto do centro de treinamento do Detran. Como ontem eu soube da notícia que vinha um posto para cá, preferi esperar, porque estava agendado para ontem (sexta-feira). Eu agradeço muito ao prefeito David Almeida, por mais esse benefício para nós”.
A dona de casa Maria Olgarina Brás da Silva aproveitou a facilidade de ter um posto perto de casa para tomar a primeira dose. “Ah, isso é tudo de bom pAra mim e para minha família. Eu já perdi muitos parentes e não quero ser a próxima. Aconselho a todas as pessoas que venham tomar a vacina e ter mais vida para frente”, comentou.
Emocionado, o aposentado José Evani, que tem 62 anos e é diabético, contou que teve Covid-19 e passou 40 dias internado, mas conseguiu vencer a doença. “Foi uma experiência ruim demais. Estou chorando de alegria porque eu passei muito ruim (sic). E agora estou feliz porque estou vacinado. Tem que vacinar!”, disse, entre lágrimas.
Neste sábado, foram vacinados integrantes da faixa etária de 55 a 59 anos, portadores de alguma das comorbidades elencadas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, que não puderam ir aos postos durante a semana. Também foram vacinadas pessoas de 18 a 59 anos com diabetes, obesidade grave (IMC igual ou maior que 40) e cardiopatias; e pessoas com 60 anos ou mais que ainda não receberam a primeira dose do imunizante, além de idosos de 60 a 63 anos com a segunda dose da vacina CoronaVac/Butantan, cujo intervalo entre doses orientado pelo laboratório é de 28 dias.