O mais novo episódio do podcast “Bora Falar de Saúde?”, uma produção da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), aborda a tuberculose, uma das doenças infecciosas que mais causa óbitos no mundo.
Neste oitavo episódio, a titular da Semsa, Shádia Fraxe, amplia a discussão sobre a doença com a colaboração de Daniel Sacramento, que é especialista em enfermagem, em infectologia e mestre em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia, pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam); e de Dinah Carvalho Cordeiro, mestre em enfermagem pelo programa de pós-graduação em Enfermagem, também pela Ufam.
Os enfermeiros, que são servidores da Semsa, aprofundam o debate analisando aspectos relacionados à tuberculose que, só nas Américas, é responsável pela morte de mais de 70 pessoas por dia.
Para Shádia Fraxe, o diálogo com os dois profissionais de saúde possibilitou que aspectos relacionados à doença, cujo tratamento é ofertado gratuitamente pelo SUS, fossem discutidos de forma simples e objetiva, seguindo a proposta de estreitar a relação entre o público com a área da saúde.
“Foi uma conversa muito proveitosa. Além das informações sobre o tratamento, aspectos importantes como transmissão comunitária e os avanços no enfrentamento dessa doença, que representa uma ameaça séria à população, pudemos falar sobre mitos e verdades, os desafios na continuidade do tratamento e os segmentos mais vulneráveis à tuberculose”, destaca.
O podcast “Bora Falar de Saúde” estará disponível nas principais plataformas de conteúdos multimídia e no canal do YouTube da Semsa (Semsa Manaus).
— — —
Texto – Tânia Brandão / Semsa