O fenômeno do mercado imobiliário de luxo no Brasil parece ter se concentrado no litoral norte de Santa Catarina. A região, que já era um polo de atração para o turismo de alto padrão, se estabeleceu em 2024 como o principal destino de investimento no setor do país, com quatro das cinco cidades com o metro quadrado mais elevado. Para especialista no mercado de imóveis de luxo, o resultado é a junção de fatores estratégicos aplicados em empreendimentos e que atendem às novas prioridades do consumidor pós-pandemia. Os requisitos do consumidor moderno também são considerados como diferenciais para quem busca investir.
Outubro, 2025 – A tese macroeconômica por trás do fenômeno imobiliário em Santa Catarina, com valores do metro quadrado que chegam em alguns lançamentos R$ 100 mil no litoral norte, é clara: o setor de alto padrão está em uma nova era, e empreendimentos que sabem traduzir essa demanda ditam as regras do jogo. O Infinitá Treehouse, projeto da Blue Heaven em Itajaí, premiado internacionalmente, materializa o novo ideal de moradia que combina arquitetura autoral de ponta com a promessa de um estilo de vida mais conectado e significativo.
Itajaí, que carrega o status do turismo regional com resultados expressivos em atividades como portuária, náutica, serviços e outras indústrias, tem sido vista como nova protagonista do mercado. Em 2024, conforme estudo da Abrainc e dados da Brain, a cidade registrou uma alta de 15% no preço médio do metro quadrado em relação a 2023, e viu o volume de vendas crescer 35%. A cidade figura, conforme o índice FipeZap, em quarto lugar entre as cidades com os mais elevados preços do metro quadrado no Brasil, superando inclusive São Paulo e Rio.
A valorização da região não se explica apenas pela beleza natural, mas pela lógica da confluência estratégica: a localização privilegiada, com acesso fácil por terra (BR-101), mar (complexo portuário e Marina de Itajaí) e ar (Aeroporto de Navegantes), a infraestrutura de luxo e a segurança fiscal e de investimento (com a opção de financiamento direto com as construtoras), que criam um ecossistema de valorização que se retroalimenta.
Nesse polo favorável para investimentos com potencial de alta rentabilidade e segurança patrimonial, empreendimentos que incorporam o conceito de luxo moderno saem na frente.
“Práticas ecológicas, materiais de baixo impacto ambiental e arquitetura inovadora se destacam. Além disso, a tecnologia, com ferramentas como sistemas de automação, é vista como um meio para otimizar a experiência de moradia e a conexão com a casa. A valorização de um imóvel não é mais apenas uma questão de preço, mas de sua capacidade de traduzir e materializar o desejo do cliente por um estilo de vida mais saudável, consciente e conectado. A valorização passa a ser uma função direta do “propósito” do empreendimento”, explica Fabrício Bellini que além de mais de duas décadas de experiência no mercado imobiliário de alto padrão em SC, está à frente da construtora Blue Heaven, que traz o estilo boutique em cada um de seus projetos com casos premiados e disruptivos como o edifício em Itajaí, o Infinitá Treehouse.
O projeto, assinado pelos renomados escritórios de arquitetura Triptyque e Architects Office, vende um produto de qualidade e um conceito de vida. A sua filosofia central é a “simbiose entre a arquitetura e a natureza”. A metáfora da “casa na árvore”, segundo os arquitetos responsáveis, é a essência do design.
Cada detalhe do empreendimento foi concebido para atender diretamente às novas demandas do consumidor. A fachada, em concreto aparente e vidro, atua como suporte para a biodiversidade local, criando jardins suspensos que se integram à paisagem de forma orgânica. A privacidade, uma das maiores preocupações do público de alto padrão, é garantida pela exclusividade de um apartamento por andar , com elevador social privativo dentro de cada unidade e parede verde.
O grande diferencial arquitetônico, no entanto, é a piscina suspensa com visor de vidro, com um recorte “afundado na laje”. Inspirado no origami, esse elemento é uma composição rara na engenharia e uma forma ”poética da arquitetura” que traz leveza e organicidade ao concreto, conforme explica o executivo. O mergulho na piscina se estende à vista do mar e do céu e une o ambiente interno ao horizonte infinito. Este recurso atende diretamente à demanda por áreas de lazer privativas, mas com a particularidade de manter a conexão visual com a natureza e com o entorno — a Marina Itajaí, a Mata Atlântica e o mar.
“O sucesso do Infinitá Treehouse demonstra que a arquitetura autoral se tornou a linguagem que traduz as aspirações do pós-pandemia em uma solução habitacional concreta. O cliente de alto padrão que investe em um imóvel a partir de R$ 10 milhões compra uma morada luxuosa e a promessa de um estilo de vida mais conectado, tranquilo e significativo. A arquitetura aqui é a materialização de um ideal”, destaca Bellini.
Sobre a Blue Heaven Empreendimentos
Comandada pelo especialista em mercado imobiliário Fabricio Bellini, com mais de 20 anos de experiência, a Blue Heaven Empreendimentos tem a missão de oferecer um jeito de morar inovador e de alto conforto em harmonia ao meio ambiente. Com a filosofia “Building With Nature”, a empresa coloca sua inteligência construtiva e tecnologia a serviço do equilíbrio da vida. Seus projetos exclusivos são expressões da colaboração entre renomados arquitetos, inovações em materiais construtivos, acabamentos, mobiliário e a busca incessante pela conexão entre o ser humano e natureza, contribuindo com o valor de sustentabilidade em sua essência, além de trazer arte às regiões que estão inseridos.




