A 2ª Oficina em Saúde Digital para Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), promovida pela Prefeitura de Manaus, recebeu as primeiras turmas de servidores, nesta quinta-feira, 28/8, como parte da etapa inicial da formação, que se estende até a quarta-feira, 3/9.
Mais de 1.600 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irão participar da capacitação, que visa fortalecer os serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) por meio do uso de tecnologias digitais. A abertura oficial do evento ocorreu na última quarta-feira, 27/8, no Centro de Convenções Vasco Vasques, com a participação da secretária Shádia Fraxe e demais gestores da saúde municipal.
As atividades teóricas e práticas da oficina acontecem no Da Vinci Hotel & Conventions, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, com os participantes divididos em dez turmas, sendo uma em cada turno, matutino e vespertino. Ao todo, 95 facilitadores e coordenadores de sala da Semsa conduzem as atividades teórico-práticas da capacitação, realizadas em três salas do espaço, de forma simultânea.
O gerente de Promoção da Saúde da Semsa, Tayanan Medeiros, explica que a oficina promove uma trilha de aprendizado, enfocando desde a atuação dos ACSs na gestão do território até a prática nos sistemas digitais da secretaria. Ele enfatiza o empenho da gestão municipal em qualificar os servidores e impulsionar o aprimoramento dos serviços de saúde em Manaus por meio das tecnologias digitais.
“É uma iniciativa importante para o município, principalmente porque a saúde digital facilita a vida do usuário, e também porque reconhece e coloca como precursores desse processo os ACSs, que são a base da atenção primária e são o primeiro contato dos usuários com a saúde”, diz o gerente, também coordenador da primeira etapa da oficina.
Para o gerente de Gestão da Atenção Primária, Dario Aguiar, que atua como coordenador de sala na oficina, o curso promove a aproximação entre as atividades conduzidas pelos ACSs no cotidiano do trabalho e as ferramentas digitais, como o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Ministério da Saúde e os dashboards desenvolvidos pela Semsa. “São ferramentas que fortalecem e potencializam o desenvolvimento dos serviços dos agentes comunitários no campo”, assinala.
Uma das participantes da primeira turma, a agente comunitária Neyla Suzana assinala que a capacitação vai promover maior qualificação no levantamento de dados dos territórios realizado pelos ACSs. “Com o registro qualificado dos dados de indivíduos e famílias, a administração pública pode conhecer melhor a situação no território e atuar de forma mais adequada para garantir a assistência àqueles usuários”, avalia.
Para o agente indígena de saúde (AIS), Iranilson Gabriel, a oficina em saúde digital vai fortalecer a atuação dos ACSs no sentido de mapear os territórios e apresentar um panorama da saúde mais próximo da realidade, inclusive com o uso das tecnologias digitais. “As ferramentas digitais facilitam nosso modo de armazenar os dados, de adquirir mais conhecimento. Essa oficina vem aprimorar o nosso conhecimento, as nossas ferramentas, o nosso trabalho”.
Oficina
A 2ª Oficina em Saúde Digital para ACSs da Semsa foi aberta oficialmente na quarta-feira, 27/8, no Centro de Convenções Vasco Vasques, no bairro Flores, zona Centro-Sul. A abertura oficial da programação teve a participação da secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.
A programação de abertura contou ainda com aula magna ministrada pelo subsecretário de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, com o tema “Saúde Digital e o Agente Comunitário de Saúde”. Foi feita também a entrega oficial do Guia de Gestão do Território para os profissionais participantes da capacitação.
Após a etapa inicial, abordando as atividades de gestão do território, a segunda etapa da oficina será voltada à utilização prática dos sistemas digitais da Semsa, com enfoque no registro de informações, uso de dashboards e priorização das ações com base em dados reais. As atividades serão realizadas em laboratório, organizadas pelos Distritos de Saúde (Disas), Norte, Leste, Oeste, Sul e Rural.
Texto – Jony Clay Borges / Semsa
Foto – Divulgação / Semsa