Competição tem apoio da Amazonas Energia e deve mobilizar cerca de meio milhão de estudantes do ensino fundamental em todo o país
As inscrições para a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2025 foram prorrogadas até 5 de outubro. Estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental, das redes pública e privada da região Norte, ainda podem ter suas inscrições feitas gratuitamente pelos seus professores pelo site oficial: www.onee.org.br.
Promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por meio do Programa de Eficiência Energética, e coordenada pelo Instituto Abradee, a olimpíada reúne 48 concessionárias de energia elétrica em todo o país. Neste ano, conta com a Amazonas Energia como parceira local, reforçando o compromisso da empresa com a educação e a sustentabilidade.
Haroldo Bentes, responsável pela ONEE na Amazonas Energia, destacou a importância da prorrogação: “É mais uma oportunidade para quem ainda não se inscreveu. Essa é a última chance para garantir a participação e concorrer aos prêmios da Olimpíada.”
Premiação para alunos e professores
A cerimônia nacional acontece em 6 de novembro, em Brasília (DF). Os estudantes vencedores receberão medalhas de ouro, prata e bronze, além de notebooks para os primeiros colocados de cada estado. Todos os medalhistas também terão acesso direto à 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2026, sem precisar disputar a etapa inicial.
Os professores também serão valorizados. Além de curso gratuito (40h) com certificado, materiais pedagógicos alinhados à BNCC e lives de mentoria, os educadores premiados poderão receber até R$ 15 mil em vale-presentes na plataforma Viva!, conforme regulamento.
Como funciona
1ª fase: desafios em formato de games sobre eficiência energética de 6 a 10 de outubro
2ª fase: prova objetiva online em outubro
Resultado: 20 de outubro
Semana Olímpica em Brasília:
Desafio Final: 5 de novembro
Cerimônia de Premiação: 6 de novembro
O ONEE oferece material e curso de formação gratuito para estudantes e professores que participarem.
Mais informações: https://www.onee.org.br