A atuação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, durante a missão oficial de representantes do congresso norte-americano, no período de 14 a 20/6, em Manaus, foi elogiada pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Por meio de mensagem oficial enviada à secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, o diretor da Opas, Jarbas Barbosa da Silva Junior, agradeceu o apoio da secretaria na organização da visita, considerada essencial para o sucesso da missão.
Ainda segundo o documento, o esforço da Semsa possibilitou que os integrantes da delegação norte-americana conhecessem os avanços e os desafios da saúde pública vividos pela Prefeitura de Manaus, contribuindo para o fortalecimento da colaboração entre a gestão municipal e a Opas.
Shádia Fraxe explica que Manaus foi indicada para a visita pelos bons resultados conquistados na rede de atenção primária à saúde. “A gestão tem se esforçado para avançar na cobertura, na qualidade da infraestrutura e no aprimoramento dos programas e serviços de saúde ofertados à população e esses avanços têm sido reconhecimento por organismos nacionais e internacionais”, ressalta.
A programação da comitiva, formada por sete assessores parlamentares da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, na rede primária de atenção à saúde, incluiu uma visita à comunidade Nossa Senhora de Fátima, localizada na região do rio Tarumã-Mirim, afluente do rio Negro, na zona rural de Manaus.
Os assessores puderam conhecer in loco o trabalho realizado por Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), bem como os fluxos de atendimentos, ações e programas de saúde ofertados na comunidade Nossa Senhora de Fátima.
O grupo, acompanhado por representantes da Opas, do Ministério da Saúde e da Fundação das Nações Unidas, também visitou a base fluvial de endemias da Semsa, localizada nas proximidades da marina do Davi, na zona Oeste da capital. A unidade é ponto de apoio para o trabalho de controle de endemias nas comunidades rurais de Manaus, abrigando também os serviços de diagnóstico de doenças endêmicas como malária e leishmaniose.
A agenda envolveu ainda a visita à Unidade de Saúde da Família (USF) do Parque das Tribos, onde residem indígenas de mais de 30 etnias. “A visita propiciou uma oportunidade para que a delegação compreendesse a importância de serviços de saúde culturalmente apropriados e a relevância de cultivar confiança e estabelecer parcerias com as populações indígenas e outras comunidades tradicionais”, destacou Jarbas Barbosa.
O profissionalismo, o acolhimento e o esforço logístico das equipes da Semsa foram ressaltados de forma positiva.
A visita da delegação norte-americana à capital integra o Congressional Learning Trip, uma iniciativa que oferta viagens de estudo, para possibilitar maior conhecimento da realidade da saúde pública em diferentes países. Promovido pela Fundação das Nações Unidas, o programa tem o objetivo de aperfeiçoar a compreensão de funcionários-chave do Senado e da Câmara dos Representantes norte-americanos sobre projetos implementados em parceria com agências das Nações Unidas, como a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde.
Texto – Divulgação/Semsa
Foto – João Viana/Semcom