Debate será realizado no dia 19 de novembro, dentro da programação do eixo Energias Renováveis e tratará também sobre desenvolvimento regional
A ORPLANA – Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil participará da 30ª Conferência das Partes (COP30), que está sendo realizada em Belém (PA). No dia 19, às 15h30, o CEO da entidade, José Guilherme Nogueira, será um dos debatedores do Painel “Desenvolvimento Regional e Transição Energética”, dentro da programação do eixo Energias Renováveis.
O painel será moderado por Nelson Perez, presidente da Comissão Nacional de Cana-de-açúcar da CNA, e contará também com André Nassar (Abiove), Laís Nara (OCB) e Mário Campos (Bioenergia Brasil). O encontro discutirá caminhos para uma transição energética que valorize o papel do setor agroenergético brasileiro, considerando o potencial dos biocombustíveis e das práticas sustentáveis no desenvolvimento regional.
“O intuito da nossa participação é mostrar o poder da descarbonização e as experiências com o etanol, destacando a importância da cadeia integrada e a valorização dos produtores de cana-de-açúcar. Precisamos divulgar o que o Brasil vem fazendo com a cana como matéria fundamental para a transição energética, que precisa ser realizada”, revelou Nogueira.
Na programação do eixo Energias Renováveis também estão previstas discussões sobre biocombustível e segurança alimentar, e sustentabilidade ambiental e contabilidade de carbono.
A COP é o principal fórum global da ONU para negociação e debate sobre mudanças climáticas. Em sua 30ª edição, o evento tem como sede Belém, no Pará, levando o tema da sustentabilidade para o centro da Amazônia e reforçando o protagonismo do Brasil nas discussões climáticas internacionais.




