Três alunos selecionados pela ONG Cidadão Pró-Mundo vão passar três semanas em Manchester para aperfeiçoar o inglês, em maio de 2026
O interesse dos brasileiros por experiências de estudo no exterior segue em alta. Nos últimos anos, destinos como Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda, Austrália e Malta têm atraído cada vez mais jovens e adultos em busca de aperfeiçoamento acadêmico e profissional. Ainda assim, para muitos, a chance de realizar um intercâmbio segue como um sonho distante, limitado por barreiras financeiras e sociais.
Para ampliar esse acesso, a ONG Cidadão Pró-Mundo (CPM), que oferece cursos de inglês gratuitos e de alta qualidade para jovens e adultos de escolas públicas e bolsistas, firmou parceria com a Soul Intercâmbio, uma agência de viagens educacionais com impacto social que atua conectando pessoas e escolas comprometidas com a democratização do acesso a experiências internacionais. Juntas, as organizações vão oferecer três bolsas integrais para estudantes da rede pública participarem de um programa de três semanas na cidade de Manchester, na Inglaterra, em maio de 2026, na escola English Path.
Segundo a Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Abelta), mais de 365 mil estudantes brasileiros foram ao exterior em 2024. Já o segmento de intercâmbio de idiomas, de acordo com a consultoria internacional STB (Student Travel Bureau), cresceu 10% no último ano.
“Os estudantes sempre nos relataram o sonho de viajar para fora do país para estudar e aprimorar o inglês. Essa é uma experiência, infelizmente, fora do alcance deles e das referências que eles têm em seu entorno. Percebemos que viabilizar uma oportunidade dessas seria um enorme motivador e a ampliação do nosso impacto”, comenta Ludmilla Fregonesi, diretora-executiva da Cidadão Pró-Mundo.
Seleção
Em setembro, a CPM abriu inscrições para seus alunos interessados em concorrer às bolsas. Para participar, os candidatos precisaram atender a alguns requisitos, como estar matriculados na organização há pelo menos três semestres consecutivos, ter mais de 18 anos e apresentar bom desempenho acadêmico.
O processo seletivo, ainda em andamento, é conduzido por um comitê avaliador da CPM e considera critérios quantitativos — como notas, frequência e entrega de atividades — e qualitativos, entre eles a carta de motivação escrita pelos estudantes. Na etapa final, os pré-selecionados participam de uma entrevista, antes da definição dos três contemplados. O resultado está previsto para ser divulgado até o dia 12 de dezembro.
Atualmente, a CPM atende mais de 2.300 estudantes e tem o apoio de mais de 1.700 voluntários. Quando abriu as inscrições para o intercâmbio, mais de 600 jovens se candidataram em apenas uma semana, o que demonstra o interesse e a relevância da iniciativa. Além de aperfeiçoar o inglês, uma experiência internacional proporciona ganhos significativos, como maior autoconfiança, enriquecimento cultural e ampliação das perspectivas de futuro. “Sabíamos que o interesse seria grande, mas nos surpreendemos com a quantidade de estudantes que engajaram com a iniciativa. Inclusive a adesão de pessoas voluntárias para ajudar no processo de seleção foi acima do esperado. Toda a CPM está muito animada em realizar essa iniciativa!”, complementa Ludmilla.
As bolsas de Manchester representam a primeira edição dessa parceria, mas tanto a CPM quanto a Soul Intercâmbio já estudam formas de ampliar o número de jovens beneficiados em ciclos futuros. “Esta vai ser a primeira experiência, queremos renovar no futuro”, acrescenta Ariane Noronha, fundadora da ONG Soul Bilíngue e diretora executiva da Soul Intercâmbio.
O custeio das três bolsas só é possível graças às parcerias que a organização mantém com empresas que apoiam todo o programa da CPM, e com a Soul Intercâmbio, que assumiu a responsabilidade de toda a operação do programa. O investimento das bolsas cobre a maior parte das despesas dos selecionados, incluindo curso de inglês, acomodação com café da manhã e jantar, passagem aérea e transfer.
Intercâmbio enriquece ainda mais o idioma
Fundada em 2018, a Soul Bilíngue é uma ONG voltada à transformação social, que atua como uma ponte entre pessoas que querem viver uma experiência internacional e escolas que acreditam na causa. Em 2022, nasceu a Soul Intercâmbio, uma agência de impacto social que trabalha apenas com escolas internacionais comprometidas em apoiar os projetos da ONG. Parte dos lucros da agência é revertida diretamente para a manutenção da Soul Bilíngue.
“Qualquer pessoa que queira fazer intercâmbio, sobretudo quem nunca viajou e tem o sonho de estudar fora, pode nos procurar. Hoje temos um portfólio de mais de 10 escolas internacionais em países como Canadá, Inglaterra, Malta, Irlanda, África do Sul, País de Gales e até Dubai. E frequentemente essas escolas parceiras oferecem bolsas para os jovens destaques da ONG Soul Bilíngue”, acrescenta Ariane.
Para a CPM, iniciativas como essa vão além da oportunidade de estudar fora, refletem o compromisso de iluminar caminhos, ampliar horizontes e permitir que cada jovem seja protagonista de sua própria trajetória. Cada conquista se soma à missão de construir um futuro mais justo e de impacto coletivo.
Sobre a Cidadão Pró-Mundo
Há mais de 25 anos, a Cidadão Pró-Mundo oferece cursos de inglês gratuitos e de alta qualidade para jovens e adultos de escolas públicas e bolsistas. Em 2024, a organização sem fins lucrativos atendeu mais de 2.300 estudantes com o apoio de mais de 1.700 voluntários ativos e 21 empresas parceiras, cumprindo sua principal missão de promover a inclusão social e profissional. A organização possui oito Unidades para cursos presenciais e oferece capacitação on-line para todo o Brasil. Os estudantes que concluem o curso regular alcançam o nível B1 de proficiência em inglês, mas para quem deseja continuar se aperfeiçoando, a ONG oferece o CPM Qualify, um curso preparatório de um ano para a certificação internacional da Cambridge. Para fazer a diferença na vida de mais pessoas, acesse www.cidadaopromundo.org.br.