Delegacia de Itacoatiara investigou o crime ocorrido em 2020 e representou pelas ordens judiciais
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP) e da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), em ação integrada com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), cumpriu, nos dias 30 de julho e 2 de agosto deste ano, três mandados de prisão preventiva contra homens de 26, 32 e 41 anos, pelo crime de estupro de uma mulher de 21 anos.
Conforme o delegado Fábio Aly, titular da Polinter, o crime aconteceu em outubro de 2020, quando a vítima estava em um bar do município acompanhada de uma amiga. Na ocasião, um dos autores a abordou e a convidou para ir até um hotel.
“Segundo apuração conduzida pelo delegado Paulo César, da DEP de Itacoatiara, a vítima foi atraída até o local onde os três homens estavam hospedados e, uma vez no interior do quarto, foi submetida a conjunções carnais sucessivas com todos eles, sem o devido consentimento, em circunstâncias que configuram violação da dignidade sexual de pessoa vulnerável”, explicou o delegado.
Ainda de acordo com Fábio Aly, os mandados de prisão preventiva foram expedidos pela 1ª Vara da Comarca de Itacoatiara. Desde janeiro deste ano, os suspeitos eram considerados foragidos da Justiça. A partir de solicitação formal da autoridade policial do município, a Polinter iniciou as diligências para localizar os envolvidos.
“No dia 30 de julho, conseguimos prender os homens de 26 e 32 anos, nos bairros Tarumã e Cidade de Deus, nas zonas oeste e norte da capital. Contudo, o terceiro envolvido, de 41 anos, não foi localizado naquele momento, pois as investigações indicaram que ele havia se deslocado ao município de Autazes (a 113 quilômetros de Manaus), para fazer uma entrega da empresa atacadista onde trabalhava”, relatou Aly.
Segundo o delegado, o comportamento do terceiro investigado levantou suspeitas, uma vez que ele retardou deliberadamente o retorno a Manaus após a prisão dos comparsas, sugerindo intenção de fugir da ação policial.
“A prisão dele foi possível graças ao apoio da PRF, que identificou o veículo que ele conduzia. A abordagem ocorreu no sábado (02/08), na avenida Torquato Tapajós, zona norte de Manaus, com suporte da Polícia Militar, por meio do Cerco Inteligente de Videomonitoramento – Paredão”, concluiu.
Procedimentos
Os três homens responderão por estupro e foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.
FOTO: Beatriz Sampaio/PC-AM.