Autor também é investigado por outros dois roubos cometidos em julho deste ano
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Núcleo de Repressão a Roubos no Transporte Coletivo e Rotas do Polo Industrial de Manaus (Nurrc), cumpriu, na manhã desta quinta-feira (31/07), mandado de prisão preventiva em nome de Luiz Gustavo Pereira da Cruz, conhecido como “Pezão”, pelo envolvimento em um roubo a um ônibus da linha 641 do transporte coletivo. O crime aconteceu no dia 15 de julho deste ano, na avenida do Turismo, bairro Ponta Negra, zona oeste de Manaus.
O delegado Charles Araújo, coordenador do Nurrc, apresentou o caso em coletiva de imprensa realizada na sede da Delegacia Geral (DG). Ele informou que a ação criminosa foi praticada por volta das 13h e foi registrada pelas câmeras de segurança do coletivo.
“Luiz Gustavo agiu em conjunto com um segundo indivíduo, já identificado e indiciado por roubo majorado. Na ocasião, ambos, armados com facas e agindo com extrema violência, coagiram os passageiros a entregar seus pertences. Um deles chegou a ferir a mão de uma das vítimas com uma faca”, relatou o delegado.
Ainda segundo o delegado, além desse caso, Luiz Gustavo é investigado por outros dois roubos ocorridos nos dias 9 e 27 de julho deste ano. Diante da gravidade dos fatos, a equipe do Nurrc iniciou de imediato as investigações.
“Após análise das imagens captadas pelo sistema de segurança, o infrator foi rapidamente identificado como um dos autores do crime. É importante destacar que a prisão foi efetuada após a divulgação das imagens pela PC-AM, na última quarta-feira”, enfatizou Charles Araújo.
De acordo com a autoridade policial, logo após a divulgação à imprensa, o Nurrc recebeu denúncias da população sobre o paradeiro da dupla, o que possibilitou a localização dos suspeitos nesta quinta-feira. A atuação célere do núcleo tem resultado em avanços significativos, com uma redução de 50% nos índices de roubo a transportes coletivos em Manaus.
“Estamos trabalhando para erradicar essa prática criminosa na capital. Nas rotas do Distrito Industrial, conseguimos reduzir em até 99% os casos de roubo. A população pode confiar no trabalho da polícia e continuar contribuindo por meio das denúncias”, destacou o delegado.
Procedimentos
Os suspeitos responderão por roubo majorado e permanecerão à disposição da Justiça.
Colaboração
A PC-AM solicita que qualquer pessoa que possua informações sobre a identidade ou paradeiro de suspeitos de roubos em ônibus ou rotas entre em contato pelos números (92) 98827-8814, disque-denúncia do Nurrc, ou pelo 181, canal da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). “A identidade do informante será mantida em sigilo”, garantiu o delegado.
FOTO: Lyandra Peres /PC-AM.