A DPIPCD (Delegacia de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência), da PCRR (Polícia Civil de Roraima) realizou mais um ciclo de palestras em continuidade a Operação Virtude, em Boa Vista e nos municípios de Mucajaí e Bonfim. As ações atenderam aproximadamente 450 pessoas.
Coordenada pelo delegado titular, Franco Ghiggi e com o apoio da equipe da unidade especializada, as palestras têm como principais temas, os direitos da pessoa idosa e os cuidados com crimes cibernéticos.
Em Boa Vista, a equipe da Delegacia ministrou palestras para os idosos, nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) dos bairros Pintolândia, Sílvio Leite e Nova Cidade, atendendo a 150 pessoas.
Conforme o delegado Franco Ghiggi, as palestras nos Cras abordaram os direitos previstos no Estatuto da Pessoa Idosa e na Constituição Federal, as formas de violência contra a pessoa idosa, e os alertou para os principais golpes que estão sendo cometidos no Estado de Roraima, contra os idosos.
“Fiquei impressionado com a participação dos idosos. Eles interagiram bastante e tiraram suas dúvidas, foi uma ótima oportunidade de conversar diretamente com esta parcela da população. Na Delegacia, quando recebemos um idoso, é porque algum direito seu foi violado ou porque foi vítima de algum crime. Então, encontrá-los em outras oportunidades é sempre muito mais agradável. Além disso, também os orientamos sobre como proceder em caso venham a ser vítimas de crimes”, destacou o delegado.
Palestras também foram realizadas no interior de Roraima
Em Mucajaí, mais de 100 estudantes do 1⁰, 2⁰ e 3⁰ ano do ensino médio da Escola Estadual em Tempo Integral Padre José Monticone, participaram das palestras. Franco explicou que as palestras nas escolas seguem a mesma linha das já realizadas em outros municípios, com um trabalho no campo preventivo para alertar a respeito dos principais golpes que têm ocorrido contra pessoas idosas, os tipos de violência existentes e os sinais de violência.
No município de Bonfim, a ação foi realizada no Colégio Estadual Militarizado Aldebaro José Alcântara, que atendeu a 200 alunos matriculados no 1⁰, 2⁰ e 3⁰ ano do ensino médio.
“Estamos ministrando palestras nas Escolas, com o objetivo de que os jovens atuem como multiplicadores e alertem seus familiares, amigos, vizinhos ou outros idosos com quem convivam”, disse o delegado.
Ghiggi destacou ainda, que as ações de prevenção da operação estão sendo recebidas de forma positiva no interior.
“A Operação Virtude tem como objetivo conscientizar e prevenir a violência contra a pessoa idosa, por meio de ações educativas e informativas. Optamos por descentralizar a Operação, ampliando as ações para os municípios do interior e o resultado tem sido muito positivo”, concluiu.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Neuzelir Moreira
FOTOGRAFIA: Ascom/PCRR