Uma ação deflagrada por policiais civis do 1° Distrito Integrado de Polícia, com apoio da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência e CIASP da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas, culminou com a prisão de 03(três) integrantes de uma Organização Criminosa responsável pelo desvio de milhares de medicações e produtos hospitalares de Unidades de Saúde do Estado do Amazonas.
As investigações em torno do caso se iniciaram há cerca de um mês tendo sido constatado que um motorista de um dos Hospitais Públicos do Estado estaria desviando medicamentos e instrumentos médicos e revendendo clandestinamente no mercado negro.
Os levantamentos policiais identificaram que o motorista JOÃO LUIZ DE PAULA MONTEIRO que trabalhava em um dos Hospitais do Estado conseguia desviar milhares de medicações, insumos e instrumentos médicos com a ajuda de um empresário identificado como ANTONIO LUCIO CASTRO DE CENA, o qual tinha a função de revender tais produtos no mercado negro por valores bem abaixo dos aplicados no mercado convencional.
Ambos estavam sendo monitorados há três semanas tendo sido acompanhados por diversos dias transportando materiais em ambulâncias até a residência de JOAO LUIZ “O JANGO”, onde tais produtos ficavam estocados até que ANTONIO LUCIO encontrasse compradores para os produtos.
Durante a deflagração da operação na manhã de hoje (30/04/2024) os policiais conseguiram também prender um empresário identificado como CRISTIANO MAIA, em poder de diversas caixas de soro fisiológico subtraídos do Hospital 28 de Agosto.
Segundo as investigações, CRISTIANO poderia ter adquirido tais produtos com o objetivo de escoar para o interior do Estado.
O autor ANTONIO LUCIO foi condenado no último dia 25 de março a 11(onze) anos e 08(oito) meses também pelo crime de peculato doloso, em razão de ter Integrado uma Organização Criminosa no ano de 2016 responsável também pelo desvio de medicamentos.
As investigações irão continuar para identificar outras pessoas envolvidas no esquema criminoso.
Os autores foram flagranteados por ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA, FURTO QUALIFICADO; PECULATO DOLOSO e RECEPTACAO QUALIFICADA, e após os procedimentos cartorários serão encaminhados a audiência de custódia onde ficarão a disposição da Justiça.