Close Menu
Fatos Amazonas
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Trending
    • Sedecti apresenta importância da Zona Franca de Manaus para a embaixada da Argentina
    • PC-AM, com apoio do Sistema Paredão, identifica suspeito de ato de vandalismo contra equipamento de Segurança Pública
    • Negócios 100% automatizados se firmam como alternativa para segunda opção de fonte de renda
    • “O Direito precisa ouvir para fazer sentido”: mesa-redonda no CEUB debate gênero, desigualdades e o papel social da justiça
    • De rabetas a teleauditorias: a jornada do TCE-AM para alcançar todos os municípios do Amazonas
    • Empresário lidera ação no Outubro Rosa para fortalecer a conscientização sobre o câncer de mama
    • Condomínio Jardins Lyon em Aparecida de Goiânia promove festa para a criançada
    • Polícia Militar do Amazonas apreende 232 tabletes de entorpecentes escondidas em pneu de carreta
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Fatos AmazonasFatos Amazonas
    • Início
      • Quem Somos
    • Manaus
      • famosos
      • Educação
      • Polícia
      • Política
      • Prefeitura de Manaus
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Amazonas
      • Governo do Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Esporte
    • Contato
    Fatos Amazonas
    Home»Economia»Porto do Rio de Janeiro é principal responsável pela movimentação de contêineres e granéis sólidos do estado
    Economia

    Porto do Rio de Janeiro é principal responsável pela movimentação de contêineres e granéis sólidos do estado

    Redação Fatos AMBy Redação Fatos AM14 de outubro de 2025Nenhum comentário3 Mins Read
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Dividindo o estado com outros quatro portos, complexo se destaca por ter o maior calado da região e por ligações com as principais regiões produtoras do país

    O Rio de Janeiro é mundialmente famoso pelas belas praias e por ser a casa do Cristo Redentor, uma das Sete Maravilhas do Mundo. Por essas e outras que o turismo é um dos principais setores econômicos da Cidade Maravilhosa. Mas a economia fluminense não para por aí, ela gira também na movimentação de mercadorias pelos portos do estado, atividade que gera emprego e renda para a cidade e para o país. Para ver de perto essa força, o #MporPeloBrasil visitou, nessa segunda-feira (13), a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), que administra os portos públicos estratégicos do estado: Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói, Forno e Angra dos Reis.
     

    O Porto do Rio de Janeiro é o principal terminal da capital e é também o responsável pela movimentação de contêineres, granéis, veículos e passageiros, além de apoiar a exploração de petróleo no estado. No primeiro semestre deste ano, o porto operou 8,4 milhões de toneladas, um volume 24,9% superior ao registrado no mesmo período de 2024. As principais altas foram observadas nas cargas conteinerizadas, nos granéis sólidos, nos granéis líquidos e nas cargas gerais.

    O superintendente de Planejamento e Desenvolvimento de Negócios do Porto, Eduardo Miguez, conta que Porto do Rio é fundamentalmente um terminal multicargas, com uma variedade que vai desde carga geral a tubos e ao granel sólido, que abastece indústrias de todo o Sudeste, até o terminal de trigo, que é o mais moderno da América Latina.

    “Contamos com terminal de veículos e dois terminais de contêineres, todos com infraestrutura de ponta e calado entre os maiores do país. Isso nos permite receber os maiores navios que atracam na costa leste da América do Sul. Toda essa diversidade, que se estende por quase 7 quilômetros de cais linear e inclui o apoio à indústria offshore, é o que torna o Porto do Rio tão importante”, ressaltou o superintendente, esclarecendo ainda que o local se destaca também na geração de mais de cinco mil postos de trabalho.

    Áreas de destaque

    Entre os destaques da movimentação, está o ferro gusa, que é produzido a partir da redução do minério de ferro superaquecido em altos-fornos e é transformado em barras. O gusa é usado como matéria-prima essencial na produção de aço e de diversos tipos de ferro fundido, material muito empregado em peças complexas, como blocos de motor e componentes de máquinas.

    O complexo portuário também se destaca por ter os maiores calados do Sudeste, o que significa que os terminais conseguem permitir a atracação de embarcações maiores e com a maior capacidade de carga, já que tem maior profundidade. Isso é fundamental para a eficiência logística, pois navios grandes transportam mais produtos por viagem, reduzindo os custos operacionais.

    Falando em grandes navios, a temporada de cruzeiros começou na última semana. Estão previstas 84 atracações de 28 embarcações, sendo 21 com roteiros internacionais e sete com rotas nacionais. A expectativa inicial é de que 240 mil visitantes passem pelo Terminal de Cruzeiros do Porto do Rio de Janeiro até o fim da temporada, em abril de 2026.

    Compartilhe isso:

    • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
    • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

    Relacionado

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Redação Fatos AM
    • Website

    Related Posts

    Sedecti apresenta importância da Zona Franca de Manaus para a embaixada da Argentina

    14 de outubro de 2025

    Negócios 100% automatizados se firmam como alternativa para segunda opção de fonte de renda

    14 de outubro de 2025

     Agro paulista registra superávit de US$16,8 bi nas exportações

    14 de outubro de 2025
    Leave A Reply Cancel Reply

    Nossas Redes
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Publicidade
    Demo
    Comentários
      Fatos Amazonas
      Facebook X (Twitter) Instagram
      © 2025 FatosAM. Todos os direitos reservados. Mantido por Jota Conecta

      Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.